Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice eleitos em João Dourados na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) cassou, nesta terça-feira (29), a diplomação do prefeito eleito e da vice-prefeita eleita na cidade de João Dourado, na região de Irecê.

Com a decisão, a chapa composta por Diamerson Costa Cardoso Dourado, mais conhecido como Di Cardoso (PL), e por Rita de Cássia Amorim Amaral, popularmente conhecida como Rita de Dr. Celso (PT), não poderá assumir o mandato, que ficará a cargo do presidente eleito da câmara de vereadores.

A decisão dá ordem para indeferir imediatamente o registro das candidaturas no município, com repercussão na validade da chapa majoritária. E cita ainda que �??nas eleições majoritárias, na data da respectiva posse, se não houver candidato diplomado, caberá ao presidente do Poder Legislativo assumir e exercer o cargo até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro ou haja nova eleição�?�.

Como a posse dos vereadores eleitos ocorre apenas no dia primeiro de janeiro e ainda não há um novo presidente da Câmara de Vereadores, a atual prefeita em exercício, a própria Rita de Cássia, permanecerá no cargo até o dia 31 de janeiro de 2021, quando já deverá ter sido eleita a nova presidência da câmara. A decisão judicial pode ser revista e, tanto o prefeito quanto a vice eleitos poderão ser diplomados novamente e assumir o cargo.

ENTENDA O CASO – O Tribunal Superior Eleitoral acatou recurso especial e indeferiu o registro de candidatura de Rita de Dr. Celso (PT) ao cargo de vice-prefeita de João Dourado, que concorria com o prefeito eleito Di Cardoso (PL). No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) o registro já tinha sido indeferido.

“Na origem, a recorrente impugnou o registro de candidatura de Rita de Cássia Amorim do Amaral, eleita ao cargo de vice-prefeito de João Dourado/BA nas Eleições 2020 (com 7.635 votos – 53,3%), em virtude de exercício da chefia do Poder Executivo dentro dos seis meses que precederam o pleito e parentesco com o então titular do cargo. Apontou que a recorrida era presidente da Câmara Municipal e que houve dupla vacância no Poder Executivo, após o falecimento do vice-prefeito, Adriano Alves Nunes, e do prefeito, Dr. Celso Loula Dourado, sendo o vice-prefeito em 2017 e a o titular em 28/9/2020, e que, quanto a este último, com ele a presidenta da Câmara mantinha regime de união estável”, explica a decisão.

O ministro Luis Felipe Salomão entendeu que ao assumir a chefia do Poder Executivo faltando menos de dois meses para as eleições, “não poderia ter disputado o referido pleito por estar inelegível”.

A única chapa adversária também teve negado recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o que declarou inelegível o candidato Abimael Dourado Lima Júnior, o Juninho.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Idoso morre após levar pancada de boi no interior baiano

Um idoso, de 84 anos, morreu depois de sofrer um ataque de um boi em Antônio Cardoso, no Portal do Sertão. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a vítima foi a óbito por traumatismo toráxico nesta quinta-feira (28) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, onde tinha sido transferido.  

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), instituída por decreto publicado, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado. A unidade da Polícia Civil irá atuar contra crimes praticados por meio de contratações prejudiciais ao

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

Três pessoas morreram na tarde de quinta-feira (28), após batida entre uma caminhonete e um caminhão na BR-242, em trecho de Ibotirama, no oeste da Bahia.  Ao G1, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que as vítimas estavam na caminhonete e morreram na hora. Até o momento, as identidades não foram divulgadas. O condutor do