Núcleo Territorial NEOJIBA de Teixeira de Freitas realizará Concerto Online no seu primeiro Aniversário

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A próxima quarta-feira, 07, será dia de festa para a comunidade do Extremo Sul, pois o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas – Orquestrando Futuros irá comemorar seu primeiro aniversário com a realização de um concerto online com muita música. A atividade que marca as comemorações da data será transmitida através do YouTube, às 19h, e contará com apresentações online dos grupos de percussão, madeiras, cordas agudas e graves, e ainda terá a participação da Orquestra 09 de Maio e da Camerata NTN.

Criado em 2019, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas �??Orquestrando Futuros�?�, surgiu a partir da experiência de sucesso do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), entidade parceira do NEOJIBA que iniciou o trabalho de formação de orquestra no ano de 2014, em parceria com a Igreja Batista Memorial (IBM), onde o NTN está localizado. Atualmente são desenvolvidas atividades musicais para 138 crianças, adolescentes e jovens provenientes de mais de 32 bairros da cidade de Teixeira de Freitas. Além disso, o núcleo tem um importante papel territorial, no apoio a projetos e iniciativas musicais da região.

A principal função do NTN é promover ações de multiplicação e de assistência social em seu território, oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras. Uma escola de lutheria e reparo de instrumentos musicais deve ser implantada em breve no núcleo. Para auxiliar na capacitação dos integrantes, o núcleo também oferta bolsas anuais para seleção de Multiplicadores Territoriais. Hoje o NTN conta com 8 bolsistas.

Sobre o NEOJIBA: Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

SERVI�?O
Data: 07/10/2020
Hora: 19h
Evento: Concerto Online de Aniversário do Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas- Orquestrando Futuros.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Por que ler é importante para todos nós?

Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem. Ler...