Caravelas vive dia histórico com a visita de deputados defendendo a reativação da Ferrovia Bahia Minas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A visita de João Leite (PSDB/MG), presidente da Comissão Pró-Ferrovia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, à cidade de Caravelas, nesta sexta-feira (24), é um importante passo para consolidar a entrada do município no projeto mineiro de reativação da Ferrovia Bahia Minas.

A inclusão de Caravelas na proposta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pode representar uma grande oportunidade de geração de emprego e renda para muitas famílias.

IMG 7683
João Leite (deputado estadual de Minas Gerais), Silvio Ramalho (prefeito e Caravelas) e Robinho (deputado estadual da Bahia)

O deputado Robinho (PP/BA), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia, participou da recepção do deputado mineiro, se colocando à disposição de apoiar a reativação da ferrovia, por onde passou boa parte da produção de minérios, durante os anos de 1882 e 1966, ano em que foi desativada.

Os dois deputados, recepcionados por secretários municipais e pelo Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, visitaram o Píer Municipal, o aeroporto e a estrutura da rede pública de ensino e de saúde do município.

O deputado mineiro se encantou com tudo o que viu, sobretudo, com a cultura e a história dos caravelenses.

IMG 7655
Visita ao Pier Municipal de Caravelas

A FERROVIA – De Minas para o mundo, boa parte da produção de minérios era transportada em vagões da Bahia Minas, ao longo de 574 quilômetros, entre Araçuaí, em solo mineiro, até alcançar o mar, em Caravelas, na Bahia.

As lembranças desse tempo ainda estão fortes na memória dos caravelenses. A Estação Ferroviária de Juerana e a Comunidade de Ponta de Areia é a história viva dos tempos áureos dos trens desbravando o caminho entre fazendas, povoados e cidades, transportando o progresso e o desenvolvimento.

A revitalização da malha ferroviária é um movimento cada vez mais forte, principalmente, porque é visto como alternativa para diminuir o impacto do transporte de cargas nas estradas brasileiras.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157715235115962].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...