A unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) de Porto Seguro irá realizar testes RT-PCR, que é o padrão ouro para detecção de Covid-19, a partir desta quinta-feira (4). Localizado no Laboratório Municipal de Referência Regional do município, o equipamento tem capacidade de 24 testes por dia e processa 12 testes simultaneamente em um período de quatro horas e meia.

Outras cinco cidades do interior já foram equipadas e atualizadas com o protocolo do Ministério da Saúde para fazer a testagem, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Paulo Afonso e Barreiras, este último em parceria com a Universidade Federal do Oeste (Ufob). Com as unidades no interior, municípios que demoravam até sete dias para receber os resultados podem obtê-los em até 48h. Técnicos de todos esses municípios foram treinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado, em Salvador.

O Lacen-BA já realizou mais de 60 mil tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 3 de junho de 2020. Os números colocam a Bahia em segundo lugar no ranking nacional de testagens moleculares, ficando atrás apenas de São Paulo.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com