As duas policlínicas reabriram nesta segunda-feira (18), com a realização de exames de média e alta complexidade em diversas especialidades (imagem como tomografia, ressonância magnética e eletroencefalograma).

Os equipamentos de saúde tiveram o atendimento suspenso no início da pandemia, como forma de conter o avanço do novo coronavírus na Bahia.

O processo de reabertura gradual dos equipamentos têm como critério as cidades que não tiverem registro de novos casos do coronavírus, durante 14 dias. A unidade de Barreiras retomou as atividades na ultima segunda-feira (11) e já atendeu mais de 400 pacientes.

A decisão final sobre o reinício das atividades fica por conta da resolução dos prefeitos, que realizam assembléias dentro dos consórcios regionais para avaliar as taxas de contágio nas regiões.

Critérios de segurança: A Sesab também estipulou a testagem das equipes, como critério para a reabertura dos serviços e atendimentos das policlínicas. Todos estão sendo submetidos à exames para detecção da covid-19 e, a cada 15 dias, os exames serão repetidos. Os funcionários que tiverem o diagnóstico confirmado ficarão em isolamento domiciliar.

Além dessas ações, para diminuir o risco de contaminação, as unidades deverão reduzir o fluxo de pessoas, manter os assentos das recepções organizados de modo que os pacientes se acomodem intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro. Também será reduzido o acesso de pessoas nos refeitórios, simultaneamente, para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, com manutenção do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Transporte: Os pacientes transportados nos micro-ônibus das policlínicas passarão por uma triagem no seu município de origem, antes de entrar no veículo. As pessoas que apresentarem mais de um sintoma compatível com a doença ou temperatura acima de 37.8 não poderão embarcar.

A lotação máxima do micro-ônibus será reduzida para 50%. As janelas devem ficar abertas para circulação do ar e o uso do ar-condicionado evitado. Os usuários do veículo devem ficar distantes uns dos outros, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com