Barreira sanitária de Prado vira caso de polícia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Tudo teria começado a partir de uma fake news (nome moderno, ao que nossos avós conhecia como fofoca), iniciada, segundo denúncia, a partir de um comentário sobre um incidente ocorrido na barreira sanitária, montada pela Prefeitura do Prado, na altura da ponte da Rodovia Prado/Alcobaça.

.

A denuncia apresentada à autoridade policial, na Delegacia da Polícia Civil de Prado, sob registro de Ocorrência N.º 20-0652, faz constar o pedido de representação para apurar e indiciar Claydson Motta da Silva, por acusações de propagar falsos comentários em grupos de whatsapp.

noticias.primeirojornal.com.br barreira sanitaria de prado vira caso de policia declaracoes franco baldo scaled
Termo de depoimento de Franco Baldo, na Delegacia da Polícia do Prado

Tudo teria começado a partir do bloqueio de um veículo, que trazia Valquires Cosme e sua namorada, a dentista com confirmação positiva da COVID-19 em Itamaraju. Ambos apresentaram atestados emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju de que, desde o dia 14 de maio, já estavam curados da doença.

Antes de ser impedido de entrar na cidade, na noite do dia 16 de maio, o veículo passou por três barreiras sanitárias montadas no município (uma em Guarani e outras duas em Prado, uma na altura da Estação de Tratamento da Embasa e outra na ponte sobre o Rio Jucuruçu).

Ao que tudo indica, o caso ganhou maior notoriedade devido ao fato de Valquires estar retornando de uma fazenda, localizada às margens da Rodovia Prado/Alcobaça, onde há o cultivo de lavoura de propriedade da família de Franco Baldo (empresário e marido da Prefeita do Prado, Mayra Brito).

noticias.primeirojornal.com.br barreira sanitaria de prado vira caso de policia barreira sanitaria de prado
Barreira sanitária montada no trecho de acesso de Prado à Alcobaça, nas proximidades da ponte sobre o Rio Jucuruçu

O caso viralizou em aplicativos de mensagens, com vários comentários sobre a liberação de veículo, atribuindo como à pedido. O denunciante, no entanto, afirma que “nunca ligou pra ninguém pedindo autorização para deixar quem quer que seja passar e chama muita atenção o fato de tudo isso ter ocorrido no retorno do veículo, depois de passar pelas três barreiras (Guarani, Embasa e ponte), sem qualquer problema”, destacou.

Acusado de propagar as fake news, Claydson Motta da Silva nega envolvimento no caso e disse que irá se manifestar quando for notificado pela justiça.

NA LEI – As fake news, com fins eleitorais, se tornaram crime e o trabalho de especialistas e das autoridades têm se intensificado para coibir essa prática. Em junho de 2019 foi promulgada a LEI Nº 13.834, incluindo no Código Eleitoral, texto com pena de prisão de 2 a 8 anos para quem der causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral. Na Bahia, além do rigor da lei, os acusados podem ainda sofrer condenação em multa de R$ 5 mil à R$ 20 mil.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Saiba tudo sobre a Via-Sacra do Morro da Capelinha

O Distrito Federal terá programação religiosa especial nesta Sexta-feira Santa, um dos feriados mais importantes para os cristãos. A  tradicional encenação da Via-Sacra no Morro da Capelinha agita Planaltina. Neste ano, o evento começará às 14h30 e tem previsão de terminar por volta das 21h. A estimativa é que mais de 100 mil fiéis de

Na primeira sessão, Órgão Especial do TJ-BA discute 10 processos e vota 54 virtualmente

Sete meses depois da criação, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizou a sua primeira sessão nesta quarta-feira (27). Os trabalhos foram presididos pela presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.   Como destacou a magistrada, o Órgão Especial tem a missão de otimizar os processos que "tomavam muito tempo"

O que fazer com as crianças na Páscoa: dicas para o feriado em SP

São Paulo — O feriado da Páscoa em São Paulo está repleto de atrações para curtir com as crianças — e o melhor é que é possível aproveitar gastando pouco. No clima do coelhinho e dos ovos de chocolate, o Teatro Sérgio Cardoso vai exibir gratuitamente a peça “A Páscoa da Vida”, enquanto o Museu