Bahia autoriza tratamento com cloroquina a pacientes com o novo coronavírus

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O governo baiano é um dos primeiros a se manifestar, oficialmente, favoráveis à adoção do medicamento. O anúncio foi feito durante reunião da comissão científica criada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

.

O Governo do Estado da Bahia anunciou que vai liberar aos pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19, a hidroxocloroquina, versão menos tóxica da cloroquina, ponto de discórdia entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores que defendem o isolamento social, como medida mais eficaz de combate à proliferação do novo coronavírus.

Na Bahia será disponibilizada para emprego no tratamento de pacientes que necessitarem de internação na rede hospitalar pública e privada em associação com outro medicamento, a azitromicina.

O estado tem 50 mil comprimidos de hidroxicloroquina estocados em farmácias e já foram adquiridos mais 1 milhão de comprimidos, prestes à chegar ao estado.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que será vedado o uso da cloroquina aos pacientes que não necessitem de internação e àqueles que apresentarem as condições para tal poderão se tratar sem o medicamento. “Essa decisão caberá única e exclusivamente ao médico que está frente a frente com o paciente”, disse o secretário.

Segundo ele, cabe ao poder público respeitar os médicos que ainda resistem à cloroquina, sob a alegação de que sua eficácia no tratamento de coronavírus carece de mais estudos científicos e, ao mesmo tempo, assegurar aos defensores de sua utilização a disponibilidade da droga.

“A cloroquina é para pacientes em estado grave, o que pra nós significa pessoas com dificuldade respiratória e com necessidade de internação, em estágio anterior ao auxílio de ventilação mecânica”, explicou.

Com informações de UOL.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas no interior baiano

Quase 500 quilos de drogas foram apreendidas e incineradas pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (26), durante a Operação Nárke, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em Juazeiro e Vitória da Conquista.    A incineração ocorreu nos dias 25 e 26, nas respectivas cidades. Em Juazeiro foram destruídos 100 quilos de

Celebrando as etnias indígenas, artesanato ancestral é destaque na Feira da Bahia, até domingo

O artesanato ancestral das comunidades Tupinambá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kariri-Xocó, Kiriri, Pataxó, Tuxá e Kaimbé está em destaque na Feira Artesanato da Bahia - Edição Indígena, que teve início nesta sexta-feira (26) e segue até o domingo (28). Realizado no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BA), o evento é uma celebração durante o mês dedicado

Homem é condenado a 12 anos de prisão por tentativa de feminicídio contra ex-companheira

Um homem foi condenado, nesta quinta-feira (25), a 12 anos de prisão por tentativa de feminicídio de sua ex-companheira em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O acusado, William Peterson da Silva, foi condenado pelo crime contra Marília de Alencar da Silva, no ano de 2016.    Segundo a denúncia do promotor de Justiça José