As famílias inscritas no Cadastro Único, tem o direito de usufruir de diversas políticas públicas brasileiras, sendo duas delas o Telefone Popular e a Banda Larga Popular que ampliam e democratizam o acesso aos serviços de telefonia fixa e internet banda larga.  

O que são o Telefone Popular e a Banda Larga Popular? 
O Telefone e a Banda Larga Popular são planos de telefone fixo e de internet, respectivamente, e devem ser contratados separadamente. O plano do Telefone Popular possui a franquia de 90 minutos de ligações e os valores estão entre R$ 13,00 e R$ 15,00 por mês com impostos, podendo variar segundo sua localidade e a operadora de telefonia. O consumidor também tem a opção de inserir créditos após terminar os minutos da franquia. 

A Banda Larga Popular, oferece os serviços de Internet banda larga com tarifas reduzidas. Os preços podem variar dependendo da cidade e de qual operadora possui esse plano. Para que você tenha uma ideia dos preços, saiba que a operadora Vivo oferece a Banda Larga Popular por R$ 49,90 

Como fazer para solicitar o Telefone Popular?
Para pedir uma linha com Telefone Popular, o titular deve:

  • Entrar em contato com a central de atendimento da operadora; 
  • Ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social) e o CPF ou, caso não tenha o CPF no Cadastro Único, deverá ser informado o Título de Eleitor ou o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena. 
  • Ter atualizados os dados da família no Cadastro Único (informações sobre renda e endereço) há, pelo menos, dois anos. 

Depois de validar se você está apto para usar o serviço, a operadora de telefonia fixa terá até 7 dias para ativar o Telefone Popular e poderá cobrar uma taxa de habilitação/instalação. Essa taxa varia de R$ 28 a R$ 185 e poderá ser parcelada.  

Como solicitar a Banda Larga Popular?
Para contratar o serviço de banda larga com preços populares, você precisa verificar qual operadora oferece esse serviço na sua região. As operadoras Oi, Vivo e Sercomtel, possuem esse plano. Entre em contato com o atendimento da operadora e pergunte ao atendente se na sua cidade eles oferecem esse serviço. 

Fonte: Selectra Brasil 

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com