Administração da Usina Santa Maria impede acesso e fiscalização em áreas de plantio e de dependências da empresa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O caso aconteceu nesta sexta-feira, dia 24, quando agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente do município de Caravelas, mesmo acompanhados da Assessoria Jurídica Municipal e da Polícia Militar, foram impedidos de fiscalizar áreas de plantio de cana-de-açúcar e administrativas da empresa.

Segundo a Assessora Jurídica, Thábata Siquara, “o município de Caravelas vai mover ação judicial contra a administração da Usina Santa Maria por descumprimento da lei de crimes ambientais”, esclareceu.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, “a atitude da empresa causou constrangimento, com a obstrução do dever legal de fiscalizar do poder público, além de tomar partido de uma das partes, disputando na justiça o reconhecimento da área onde a usina funciona”, explicou.

Sede administrativa da Usina Santa Maria
Sede administrativa da Usina Santa Maria

O CONFLITO – Tudo começou no início de 2017, quando a atual administração municipal de Caravelas, logo no início da gestão, acionou a justiça exigindo o cumprimento da Lei Estadual N.º Lei n° 12.636, de 10 de Janeiro de 2013, delimitando a divisão territorial de vários municípios do extremo sul do estado.

Desde então, a área de funcionamento da Usina Santa Maria passou a integralizar o território caravelense. O assunto está sendo discutido também na Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...

Paixões e muitas histórias automotivas no 2º Encontro de Carros Antigos em Caravelas

Um final de semana daqueles de ser lembrado por muitos anos. Foi assim em Caravelas, que foi tomada por uma atmosfera nostálgica e vibrante no 2º Encontro de Carros Antigos. Um êxtase para os entusiastas dos clássicos sobre rodas e os apaixonados pela cultura automobilística....

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...