TAGS

Rui e Dias Toffoli assinam termo para criação de Escritório Social na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa assinou, nesta segunda-feira (9), o termo de cooperação técnica para implementação do Escritório Social na Bahia. O acordo, firmado entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê a articulação entre Executivo, Judiciário e sociedade civil para qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e o presidente em exercício do TJBA, desembargador Augusto Bispo, participaram do ato, realizado no gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

assinatura do termo para criação de Escritório Social na Bahia 4
Assinatura do fermo de cooperação técnica para implementação do escritorio social.rnFoto: Alberto Coutinho/GOVBA

�??A ideia é instalar [o escritório] em Salvador, mas atendendo o estado inteiro. Hoje, a Bahia tem algo singular em relação ao Brasil. Nós temos escritórios que fazem o monitoramento de presos que são condenados, mas não são encarcerados. �? um investimento que vale muito a pena. Se eles [detentos] não voltarem a reincidir, significa que a sociedade vai viver em paz. �? uma orientação do CNJ que nós estamos aderindo. Nós vamos implantar e repercutir isso nas 17 regiões onde nós temos esses núcleos�?�, explicou Rui.

Já Toffoli destacou que o projeto é voltado à realocação de egressos do sistema prisional, “seja em trabalho, com educação ou com aspectos relativos à cultura, lazer e aprendizado. O Estado tem que trabalhar para isso em conjunto com a sociedade civil. �? um trabalho que também repercute para diminuir a violência, porque se evita que a pessoa volte a cometer delitos�?�.

assinatura do termo para criação de Escritório Social na Bahia 1O Escritório Social, equipamento fomentado desde 2016 pelo CNJ, chegará a 12 estados até o fim do ano. A expansão e a melhoria de fluxos do Escritório Social é uma das ações do programa Justiça Presente, parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para enfrentar problemas estruturais do sistema prisional brasileiro.

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a Bahia já realiza ações de ressocialização. �??Nós temos 7 mil internos do sistema prisional estudando, trabalhando e muitos sendo remunerados�?�, afirmou.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Itapetinga vai estrear no profissional disputando a Série B do Baiano inscrito como o Jacobinense; entenda

O pontapé inicial da Série B do Campeonato Baiano de 2024 foi dado na última terça-feira (16) com a realização do Conselho Técnico que reuniu os 10 clubes inscritos. De acordo com o site da Federação Bahiana de Futebol (FBF), um dos participantes é o Jacobinense, de Marcos Manassés. No entanto, quem vai jogar a

Sesab realiza 620 testes de IST no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana

O posto de testagem da Secretária da Saúde do Estado na Micareta de Feira de Santana, realizou 620 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Do total de testes, 17 foram positivos pra sífilis, 3 para HIV e 1 para hepatite C.   Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana

PRF prende homem acusado de importunação sexual no Recôncavo baiano

Um homem foi preso acusado de importunação sexual em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. O acusado pilotava uma motocicleta nesta quinta-feira (18) quando foi abordado em um trecho da BR-101 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).   Os policiais pediram os documentos e após consulta nos sistemas identificaram que havia um mandado de prisão preventiva