Estrutura montada em Guarani

Foram mais de 60 mil procedimentos, na boca de cada um dos 6 mil pacientes, numa média de 10 procedimentos por pessoa, realizados na maior ação de saúde bucal na história do Prado, município que fica distante cerca de 800 km de Salvador.

Duas carretas, equipadas com catorze consultórios odontológicos e equipes de dentistas, permaneceram no município do Prado durante os dias 22 de novembro e 20 de dezembro, prestando atendimentos de segunda à sábado, com a distribuição diária de 220 senhas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura dos atendimentos em Prado

Em Prado, as carretas ficaram duas semanas estacionadas na Praça do Palácio do Turismo, uma semana ao lado da Represa de Cumuruxatiba e uma semana na Praça de Guarani. A sensibilidade e o cuidado com a população despertou atenção de moradores de vários municípios da região do extremo sul da Bahia.

Disponível estavam os serviços de limpeza, obturação, canal, restauração, prótese e extração. A eficiência e a qualidade dos serviços foi atraindo um número cada vez maior de pessoas. A multiplicação dos sorrisos correu de boca em boca. Os pacientes chegaram às carretas por meio de triagem das equipes da rede municipal de saúde e de forma espontânea.

A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Prado para cuidar da saúde bucal dos moradores de Prado, Cumuruxatiba, Guarani, aldeias indígenas e de comunidades rurais próximas dessas localidades, promovendo o acesso democrático de todos os pradenses, independente de idade, orientação política, cor da pele ou sexo.

Décio Pereira, Coordenador do Projeto Saúde Móvel

O Coordenador do Projeto Saúde Móvel, Décio Pereira, explicou que cada paciente foi cadastrado numa ficha, com anotação dos procedimentos realizados. “Na soma total, em trinta dias de serviços no município do Prado, superamos o número de 6 mil atendimentos, em muitos casos, com o zeramento dos serviços necessários para a saúde na boca de cada paciente, ou seja, o que precisava pra ser feito, nós fizemos”, explicou.

Para a Prefeita do Prado, Mayra Brito, “foi uma satisfação muito grande ter contribuído em mudar pra melhor a vida do povo pradense”, disse.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com