Estudante de Teixeira de Freitas conquista bicampeonato de Karatê

Estudante do quinto período de Engenharia Mecânica na Pitágoras Teixeira de Freitas, Iago Taurino, 18 anos, conquistou o bicampeonato brasileiro de karatê durante o 26º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos em Itapecerica da Serra (SP), realizado em novembro deste ano.

De família de karatecas, Iago é um apaixonado pelo esporte e credita ao seu avô Genival (em memória) toda paixão e dedicação à modalidade esportiva. “O primeiro que me incentivou foi o meu avô. Ele me fez dar os passos iniciais no karatê, me incentivava, ensinava até mais do que eu precisava saber “, comenta o atleta, que completa falando sobre a paixão pelo esporte. “O karatê é tudo para mim! Hoje em dia, eu não me vejo sem ele, é minha prioridade. Tenho grandes sonhos nessa modalidade esportiva, que é, para mim, um grande sonho de vida”, justifica.

Antes de se tornar bicampeão brasileiro representando a FEBRAKI – Federação Estadual Baiana de Karatê Interestilos, Iago, que nasceu em Teófilo Otoni (MG) e mora na Bahia há 15 anos, participou do Campeonato Brasileiro de Karatê representando a seleção mineira, em outubro deste ano, onde conquistou o terceiro lugar. Além disso, foi campeão pela primeira vez em 2016, representando a Federação do Espírito Santo.

Conciliar os estudos com a vida de atleta não é simples para os esportistas e com Iago, que tem buscado cada vez mais focar nas duas áreas, não é diferente. “Não é fácil conciliar o curso de Engenharia com a vida esportiva, mas o aprendizado que tive esse ano é que é importante administrar o nosso tempo e valorizar aquilo que realmente importa para gente. Consigo alcançar bons resultados nos estudos e no karatê, embora tenha grandes dificuldades, mas venho me superando sempre”, comenta o karateca, que completa: “Assim como o esporte, os estudos também são importantes para mim. Eu sonhava desde pequeno cursar Engenharia Mecânica e tenho me dedicado muito aos dois“, explica.

A interdisciplinaridade presente na grade curricular ajuda, segundo o esportista, a pensar em sua carreira como atleta, nas conquistas e nos planos para o futuro. “A Engenharia, diferente do que muitos pensam, tem uma grade muito ampla, como matérias que nos ajudam como pessoa também. A exemplo da disciplina de Administração que nos ajuda a ter o melhor planejamento, não só de carreira, mas também do nosso dia a dia. Com ela aprendi que existem objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso eu trouxe para minha vida, pois no karatê eu tenho objetivos nessa mesma escala, e se tem um motivo de eu estar conquistando mais do que antes é por causa disso, do meu planejamento e do meu esforço”, comenta Iago.

Para o futuro, Iago sonha em conquistar uma vaga na seleção brasileira e ser campeão mundial. “Então, meu objetivo é em 2020 evoluir o melhor e mais rápido possível, conquistando títulos importantes como os brasileiros. Para em 2021 começar a lutar por uma vaga na seleção brasileira oficial e depois buscar meu grande sonho, ser campeão mundial”.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com