TAGS

Mutirão do glaucoma atende 300 pessoas em Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os atendimentos aconteceram nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 16, numa estrutura montada na sede da Prefeitura do Prado. Os atendimentos contaram com os serviços de uma equipe formada por oftalmologistas e técnicos de enfermagem.

Distribuição de colírios e medicamentos, além da realização de exames para medir a pressão ocular e avaliação do fundo do olho, estavam na lista de procedimentos do Mutirão do Glaucoma, realizado pela Prefeitura de Prado, em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

O Programa Glaucoma atende as pessoas com mais de 40 anos, portadores ou com histórico familiar da doença ou, ainda, com suspeita em avaliações anteriores.

Fábio da Silva Correia biomédico e farmacêutico do ISOB Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil
Fábio da Silva Correia (biomédico e farmacêutico do ISOB – Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil)

Segundo o biomédico e farmacêutico do ISOB (Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil), Fábio da Silva Correia, “a doença representa grande risco de cegueira, por ser silenciosa, sem sintomas, motivo pelo qual, o paciente acaba procurando um especialista, apenas quando o glaucoma se encontra em estágio avançado”, explica.

Ao centro Luiz Dupin Secretário de Saúde de Prado
Ao centro, Luiz Dupin (Secretário de Saúde de Prado)

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Dupin, “cerca de 150 pessoas foram atendidas em cada dia, totalizando o número de 300 usuários do Sistema �?nico de Saúde (SUS), com acesso à consulta, diagnóstico e, no caso de confirmação do glaucoma, encaminhamento para a realização de cirurgia nos olhos”, disse.

O GLAUCOMA: é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos como colírios, como é oferecido por meio do mutirão.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157711365414128]

 .

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Secretaria de Saúde realizou a mobilização do ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe

Com o objetivo de alcançar a maior quantidade de pessoas do público-alvo, a Prefeitura de Prado através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a mobilização em alusão ao ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe, no último sábado (13). As equipes de saúde estavam distribuídas em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS)

Prefeitura de Prado Inicia obras de calçamento no povoado de São Francisco

A Prefeitura de Prado iniciou as obras de calçamento no Povoado de São Francisco, popularmente conhecido como “Pau Rancado”. Esta ação, representa mais um passo significativo em direção ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida da comunidade pradense. As obras já estão em andamento, o que trará não apenas uma transformação estética, mas

Obras de pavimentação seguem melhorando a qualidade de vida dos moradores de São Francisco no município do Prado

O tempo de buracos, lama e poeira está com os dias contados na vida dos moradores de São Francisco, povoado do município do Prado, conhecido como Pau Rancado.As ruas e  avenidas do povoado estão sendo pavimentadas, com serviços na infraestrutura para melhorar a qualidade...