Alcobaça realiza rastreamento do câncer de mama

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Outubro está rosa em Alcobaça. Durante o mês, as equipes de saúde intensificaram as ações de conscientização da campanha para o envolvimento das mulheres no combate ao câncer de mama e do colo de útero.

As mulheres diagnosticadas com a doença recebem o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, em unidades de alta complexidade em oncologia.

Alcobaça realiza Rastreamento do câncer de mama 1
Cerca de 900 mulheres serão atendidas na carreta do rastreamento do câncer de mama

Dados estatísticos do Ministério da Saúde (MS) apontam que as mulheres com idade entre os 50 e 69 anos são os principais casos diagnosticados com o câncer de mama e do colo de útero. Esse é o público alvo da ação iniciada nesta segunda-feira (28), com 150 mulheres atendidas, diariamente, até o dia 6 de novembro.

O rastreamento do câncer é uma ação da Prefeitura de Alcobaça, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.

O início da campanha contou com a presença do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito; do Secretário de Saúde, João Dalmo; da Coordenadora da Atenção Básica, Ravenna Dantas; e da equipe da Secretaria de Saúde município.

Alcobaça realiza Rastreamento do câncer de mama 28
Unidade móvel do rastreamento está estacionada no centro de Alcobaça

A unidade móvel está estacionada na Praça da Igreja São Bernardo, no centro, em Alcobaça. O atendimento começa às 7h e prossegue até às 18h. Para ser atendida, a mulher, deve levar um documento de identidade com foto, o Cartão do Sistema �?nico de Saúde (SUS) e um comprovante de endereço no município.

O Secretário de Saúde de Alcobaça, João Dalmo, estima que, �??cerca de 900 mulheres sejam atendidas nos próximos dias, com o atendimento, diagnóstico e tratamento agilizados através dessa grande ação�?�, destacou.

Para o Prefeito Léo Brito, “os mutirões realizados no município têm incluído um número cada vez maior de pessoas, principalmente, quem mais precisa dos serviços públicos, reduzindo as filas de espera e agilizando os atendimentos necessários�?�, destacou.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157711537092351].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...