Teixeira: Aluno apresenta pesquisa em Congresso Internacional de Fisioterapia

Estudante do quarto período de Fisioterapia da Pitágoras Teixeira de Freitas (BA), Thalys dos Santos apresentará a pesquisa “Lesões de ombro diagnosticadas por ressonância magnética em Teixeira de Freitas (BA)” no 11º Congresso Internacional de Fisioterapia, organizado pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF), que acontece até dia 22 de setembro, em Salvador.

Realizada em parceria com o professor e Dr. José Gustavo, coordenador do curso de Fisioterapia, a pesquisa foi selecionada para compor a programação de Temas Livres.

Motivados pela alta demanda de pacientes atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Pitágoras e pelo baixo registro de estudos sobre a incidência das lesões de ombro, os autores utilizaram como base um levantamento feito em um serviço de ressonância da cidade, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018, para determinar as principais lesões de ombro diagnosticadas por ressonância magnética (RM) em ambos os ombros de indivíduos dos sexos masculino e feminino de diferentes idades.

“Nosso trabalho pode contribuir para direcionar medidas preventivas e evitar lesões de ombro, sobretudo, na atuação do fisioterapeuta e no atendimento que oferecemos na clínica-escola”, explica Dr. José Gustavo.

Para Thalys, a participação no congresso permite ampliar o entendimento da atuação do fisioterapeuta e agrega mais conhecimentos na formação. “É uma experiência incrível estar ao lado dos maiores nomes da Fisioterapia, uma oportunidade para abrir os olhos para inúmeras especializações, técnicas e ainda apresentar uma pesquisa”, comemora. O estudante reforça que: “a pesquisa é o primeiro passo para que eu possa contribuir e pensar minha futura profissão para além do que as pessoas acham, de que fazemos só reabilitação após um trauma”.

Essa é a segunda vez que um aluno do curso de Fisioterapia da Pitágoras Teixeira de Freitas apresenta uma pesquisa durante o congresso internacional. Em 2018, o estudante Darlei Pereira apresentou o trabalho “Análise da Força da Musculatura Respiratória de Idosos Institucionalizados em Teixeira de Freitas/BA”.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com