Os cuidados necessários com os locais onde funcionam farinheiras estão entre os assuntos apresentados às equipes de vigilância sanitária dos municípios integrantes do Núcleo Regional de Saúde (NRS/Extremo Sul), durante encontro realizado em São José de Alcobaça, na última terça-feira, dia 03.

O evento teve como objetivo apresentar aos profissionais das vigilâncias sanitárias o conceito da farinheira sustentável, concebido em Alcobaça e parte do Plano de Ação Territorial (PAT) da mandiocultura, projeto mantido do Banco do Nordeste e outros parceiros.

O Coordenador da Vigilância Sanitária de Alcobaça, Dr. Paulo Sérgio Onofre, co-autor do projeto, fez um minucioso detalhamento das bases legais e roteiros de inspeções sanitárias voltadas para às atividades das farinheiras da região.

O conceito inovador de farinheira sustentável foi elaborado, sob a coordenação das engenheiras agrônomas, Jeilly viviane Ribeiro de Carvalho (uma das palestrantes do evento) e Livia Santos Lima Lemos (da Universidade Federal do sul da Bahia), e de Ildeu Linhares (da Controller), Paulo Radaik, Jackson Lacerda (Secretário de Meio Ambiente de Alcobaça) e a Suzano S/A, representada no evento por Elton Ray Silva Santiago.

A coordenadora do PAT da mandiocultura, Araildes Martins Ribeiro (agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste) também deu sua colaboração com uma apresentação esclarecedora sobre o potencial da agricultura na região.

O Coordenador do NRS/Extremo Sul, Dr. Rodrigo Kuada, foi brilhantemente representado pela Drª Marilene Santos (Coordenadora da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Extremo Sul).

Estiveram presentes as equipes dos municípios de Prado, Caravelas, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Lajedão, Vereda e Alcobaça.

O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, esteve representado pela Chefe de Gabinete, Anne Ferraz, e a Câmara Municipal, pelo Vereador Pipi.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com