TAGS

Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia acontece desde 2013. A sétima edição do movimenta os municípios baianos entre os dias 2, 3 e 4 de agosto.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Em 2018, a A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realizou um inventário dos grupos existentes na Bahia, percorrendo o estado na busca de informações sobre essas manifestações.

14 municípios foram mapeados (Caravelas, Alcobaça, Prado, Camaçari, Saubara, Jacobina, Taperoá, Cairu, Andaraí, Lençóis, Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Paratinga e Curaçá), localizados em 8 territórios de identidade (Extremo Sul, Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Piemonte da Diamantina, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Velho Chico e Sertão de São Francisco).

encontro chegancas cortejo carolgarcia 318Neste ano, as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do estado, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. Esta era uma das principais demandas dos grupos, encaminhadas através da Associação Fragata Brasileira ao IPAC, após a realização do estudo e dossiê.

A sétima edição vem para celebrar a conquista entre os 20 grupos em atividade, dos quais 15 levarão para as ruas de Saubara, no Recôncavo Baiano, todo encanto e valor cultural dessa manifestação. Para os membros dos grupos, receber o título de Patrimônio Imaterial da Bahia é um marco histórico que vislumbra outros horizontes levados pelos seus saberes e fazeres.

PROGRAMA�?�?O
Dia 02 de agosto de 2019
18h – Reunião da Rede de Cheganças, com representantes dos grupos de cheganças da Bahia e comunidade em geral. Local Sede da Chegança Fragata Brasileira.
19h – exibição do documentário sobre o inventário dos grupos de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia.

Dia 03 de agosto de 2019
Local: Galeria Saúva
9h – Reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado.
Mesa 1 �?? O que é a Patrimonialização e para que serve.
15h – desfile dos grupos Saindo da rua da rocinha
17h – apresentação dos grupos no espaço municipal de evento.

Dia 04 de agosto de 2019
11h – Apresentação do Grupo Chegança Fragata Brasileira na Missa de São Domingos.
Local: Igreja Matriz e ruas da cidade

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é preso ao ser flagrado tentando arrombar loja em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador

Um homem foi flagrado tentando arrombar a porta de acesso a uma loja na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi divulgada pela Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (24).   O caso aconteceu na Avenida Santos Dumont, uma das principais vias de acesso do município, que liga a

Saiba quais advogados foram alvos de operação do Gaeco por fraude e apropriação indébita

A Operação Data Venia deflagrada nesta quarta-feira (24) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) teve como alvos dois escritórios de advocacia e seus sócios, que atuam em Salvador. Eles são acusados de atuar por meio de um esquema conhecido como advocacia predatória, que consiste no ajuizamento em massa de ações com pedido semelhantes em face

Pré-candidata, prefeita baiana terá de remover postagens de autopromoção

Uma decisão da Justiça Eleitoral em Vitória da Conquista, no Sudoeste, ordenou que a prefeita Sheila Lemos (União) remova postagens publicadas nas redes sociais dela de atos da gestão. A medida foi tomada nesta terça-feira pelo juiz Wendel Cleuber Oliveira Lopes. O pedido foi feito pelo diretório do PSB que acusou as postagens de propaganda