Encontro da família promovido pela EMEF São José

O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal do Ensino Fundamental (EMEF) São José visa criar condições para a promoção de uma educação construtiva e equitativa através de um trabalho coletivo e educativo.

Projeto Educação e Saúde fazendo a diferença na comunidade escolar da EMEF São José

O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de julho, com participação efetiva da comunidade escolar e extraescolar, num grande envolvimento dos pais e vários segmentos da sociedade, com a abordagem de temas relevantes para a melhoria da qualidade do ensino.

Em 2008, (EMEF) São José passou a incluir no calendário o tema Escola, Família e Igreja por uma Educação Inclusa. Ao longo dos vem desenvolvendo atividades diferenciadas, comungando os mesmos ideais, sempre com ações realizadas no dia 20 de Julho, por ser o dia da amizade, como também comemorando a data em que Alcobaça foi elevada à Vila.

Espaço de leitura como ferramenta de incentivo de contato com os livros

Nesse ano, a parceria com as Secretarias Municipais aumentou a sintonia com a ação. A Secretaria de Saúde apresentou orientações sobre a Saúde bucal, Testes de diabetes e Doenças transmissíveis; a Secretaria de Agricultura promoveu a feira Agroecológica; a Pastoral da Criança com as plantas que curam e outras atividades; a Academia Boa Forma e os professores de Educação Física da escola apresentaram os benefícios dos exercícios físicos; a Secretaria de Administração com a oferta de emissão de RG; o Projeto Dona Flora alegrou o evento com a parte musical; a Igreja Católica de São José ficou com a acolhida, celebração e louvores em favor da Paz Contínua, enquanto a escola ficou com as construções literárias e a leitura na praça, como também a Oficina Fábrica de Ideias, através da arte.

Técnicas de primeiros socorros apresentadas pela equipe do SAMU

O Samu fez uma breve apresentação com importantes informações sobre primeiros socorros. Várias bancas de frutas, verduras e hortaliças dos agricultores da região e muita comida saborosa estiveram ali dispostas. Apresentações culturais do grupo Capoeira Liberdade, da comunidade Portela, jogral, paródias, coreografias feita pelos alunos e muitas outras atividades que se estenderam por todo o dia e a noite. Os professores, pais, alunos, coordenadores pedagógicos, diretores, setor administrativo escolar, auxiliar de ensino, merendeiras, porteiros e vigilantes estiveram todos envolvidos e receptivos.

Representantes do Programa de Valorização da Educação (PVE), prefeito, secretários municipais e vereador de Alcobaça

Parceria também da Suzano através da Parceria pela Valorização da Educação – PVE , com a participação de Kariny Paiva; Anilda França (Secretária de Educação, que tem sua participação ativa na ação desde 2008, na época, Coordenadora Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação); do Prefeito Léo Brito, da Polícia Militar (representada pelo Major Barbosa); dos vereadores que apoiaram e prestigiaram o evento, dentre outros convidados.

Em todo o evento, estiveram prestigiando as atividades, as Escolas Ulisses Guimarães e a Creche Mãe Mita, Escola Estadual Eunice Jerônimo, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

Trabalhos realizados em sala de aula

Para a Coordenação e direção da Escola, foi notável a integração dos envolvidos, troca de experiências, desde as construções e apresentações. Foi dado ênfase a prevenção das doenças a partir dos alimentos saudáveis para uma saúde de qualidade, os valores dos exercícios físicos para o equilíbrio físico e mental, valorização da leitura e da escrita para uma educação inclusa.

Para Kariny Paiva o “evento tomou corpo e cresceu, mostrando para o território a vitalidade de uma escola rural, que tem se apropriado da temática rural, da lida no campo, das culturas, da importância dos agricultores, do envolvimento dos pais e avós dos alunos, em relação às práticas desenvolvidas no contexto escolar”, afirmou.

Espaço da feira agroecológica

De acordo Lelícia Fereira Amorim, coordenadora pedagógica “a ideia foi aproximar essas pessoas, agricultores, donos de farinheiras, representantes de associações rurais entre outros, para conversar e mostrar como a escola vem trabalhando no território com relação ao foco de atividades escritas, lúdicas e discussões”, realçou.

Envolvimento da comunidade escolar da EMEF São José

Os professores da escola acreditam que “o sucesso de qualquer proposta educacional, certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família pela vida escolar do aluno, ao estímulo à leitura e aos estudos individuais, além do hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da escola, da família e da igreja, parceiros que podem contribuir para o sucesso dos alunos, para uma educação de qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos. O envolvimento de todos foram de grande importância, desde o planejamento até a execução do evento, pois quando todos se envolvem, a escola cumpre melhor o seu papel”, argumentam.

Participação do grupo de capoeira no projeto na praça

A EMEF SÃO JOSÉ – A Escola está localizada próxima às margens da BA 290, no Distrito de São José de Alcobaça, atende uma clientela oriunda de diversas comunidades rurais tais como: Apaga Fogo, Cantagalo, São Bernardo, Portela, Alto Alegre, Caxangá, Bom Jesus, Assentamentos do M.S.T., Cana Brava, entre outras, inclusas em diversas classes sociais, nos turnos diurno e noturno.

Por Equipe da EMEF São José

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com