Mesmo com o tempo fechado, a aposentada Maria Francisca, de 68 anos, chegou cedo para aproveitar os serviços ofertados pela Feira Cidadã, que começou nesta quinta-feira (6) e segue até sexta-feira (7), no município de Candeias, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além de ser atendida na especialidade de oftalmologia, a idosa levou a filha e a neta para aproveitarem também o serviço de odontologia. “Estou feliz e gostando muito da feira, todos estão nos atendendo com muita educação, isso é importante, principalmente para nós idosos”, ressaltou dona Maria.

Realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a feira tem como objetivo levar atendimentos de saúde e humanização para os municípios da Bahia. A Feira Cidadã 2019 tem previsão de atender mais de seis mil pessoas, através de especialidades que contemplam as áreas de odontologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, exames de mamografia, ultrassonografia, raio x, aferição de pressão, medição de glicemia, além de consultas e exames. Além disso, o cidadão tem acesso a outros serviços, como emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG) e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a doméstica Léia Santos Gomes, 45 anos, que foi em busca do exame oftalmológico, “o serviço chegou em um momento importante, porque eu estava meio relapsa em relação à minha saúde. Amei o exame de vista, fui muito bem atendida”, elogiou a doméstica, ressaltando que a população é carente desse tipo de serviço.

De acordo com o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, as ações promovidas pelas Voluntárias Sociais ressaltam o caráter solidário e a preocupação do Estado em proporcionar serviços indispensáveis para a população e ainda desafogar as demandas das áreas de saúde e cidadania. “Nossa expectativa é tentar atender as demandas do município nos serviços básicos de saúde. Nessa edição, trouxemos mais de 15 especialidades e estamos prontos para atender cerca de sete mil pessoas”, explicou.

A feira Cidadã foi idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto. O projeto já atingiu a marca de mais de 110 mil atendimentos em 2019.

Repórter: Érica Lago
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com