Governo assina protocolo internacional para construção de hospital no extremo-sul com 300 leitos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a presidente da Organização Mundial da Família (WFO), Deisi Kusztra, assinaram nesta segunda-feira (13), um protocolo de intenções que visa a cooperação técnica e financeira para o planejamento e execução do projeto do Hospital Regional Costa das Baleias, a ser erguido no município de Teixeira de Freitas. O acordo foi firmado durante o Encontro Mundial da Família, que acontece em Lisboa, Portugal.

A perspectiva é que a nova unidade hospitalar tenha 300 leitos e atenda a população de todo o extremo-sul da Bahia, com destaque nas áreas de alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica. Quando entrar em funcionamento, substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região. A previsão é de inauguração em 2021.

A Organização Mundial da Família faz parte do conselho consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU). �? responsável por representar e defender os interesses das famílias do mundo, criando políticas públicas de desenvolvimento e proteção social como erradicação da pobreza, educação, saúde, combate à discriminação e à violência doméstica.

No Brasil, na área da saúde, a WFO tem patrocinado a implantação de unidades hospitalares, já tendo construído nove unidades, sendo a última o Hospital da Criança de Brasília. Através do acordo de cooperação, parte dos recursos para contratação de projetos, obra e aquisição dos equipamentos será alocado pela organização, que também ficará responsável pela execução.

Na avaliação de Vilas-Boas, a assinatura do protocolo permite formalizar os entendimentos prévios entre as áreas técnicas da Secretaria da Saúde e da WFO, visando o convênio de construção do novo hospital. Ainda segundo o secretário, �??a região do extremo sul da Bahia vem necessitando de um hospital de porte regional e o Governador Rui Costa determinou que os estudos fossem iniciados para suprir essa deficiência�?�, afirma.

Estiveram ainda presentes ao evento, a ex-governadora do Paraná, Maria Aparecida Borghetti, designada como embaixadora mundial da WFO e o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carlos Bolsonaro quer fim de cardápios vegetarianos em escolas para atacar a ‘esquerda’

O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL), filho "zero dois" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou um projeto de lei que proíbe cardápios vegetarianos e veganos nas escolas e creches da capital fluminense. A medida busca impedir o avanço da pauta de alimentação sem origem animal nas escolas que, segundo o parlamentar, é tema "sequestrado"

Congresso analisa e pode derrubar vetos de Lula nesta quarta; saiba o que está em jogo

O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A análise de alguns, porém, pode ser adiada caso não haja acordo para incluí-los

Lula diz que não esqueceu da ‘cervejinha’ nem da ‘picanha’ que prometeu durante campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira, 23, que não se esqueceu da "cervejinha" e nem da "picanha" que prometeu durante campanha eleitoral quando era, até então, candidato. Em café com jornalistas, o presidente falou que tem clareza de todas as coisas que prometeu para o povo brasileiro, além de "todas