Reconhecimento dos esforços do município de Caravelas em garantir os direitos da categoria dos agentes de saúde e de endemias

O cumprimento da legislação e da valorização profissional foi muito comemorado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de saúde e de Agentes de Combate às Endemias do Extremo Sul da Bahia (SINDACESB), que luta pelos direitos da categoria nos treze municípios integrantes da microrregião.

Valorização dos profissionais que atuam na base da saúde pública

O entusiasmo se deve ao fato de a Prefeitura de Caravelas realizar o pagamento dos serviços prestados pelos agentes de saúde e de endemias, referente ao mês de janeiro de 2019 (no último dia 30 de janeiro) já com a atualização do Piso Salarial Nacional (em 2019, elevado para 1.250,00), além do pagamento de 20% de Insalubridade, cumprindo a Lei 13.708/2018.

Agentes atuando na busca ativa de focos do mosquito Aedes Aegypti

Com essa ação, Caravelas realiza um importante registro histórico como segundo município dos 417 da Bahia a realizar o pagamento com a atualização do piso nacional. No ano de 2014, quando foi aprovada a Lei Federal 12.994/2014, o município foi um dos últimos a pagar à cumprir a lei, situação bem diferente do que ocorre nos dias atuais.

José Félix (Presidente do SINDACESB)

Em reconhecimento dos esforços do município em cumprir suas obrigações legais, a diretoria do SINDACESB “vê no pagamento do piso um marco importante na valorização profissional da categoria, reconhecendo o compromisso da gestão municipal em conceder os direitos dos agentes, antes mesmo do repasse a ser feito pelo Ministério da Saúde”, comentou o Presidente do SINDACESB, José Félix.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário