81 senadores, 82 votos: a velha política e o seu banditismo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Senado é composto de 81 senadores. Na hora da apuração dos votos para a presidência da Casa (2/1/19), eis a surpresa: 82 votos! Um voto foi fantasma. �? o mesmo banditismo do tempo do senador Pinheiro Machado (�??o condestável da República�?�), que manipulava eleições, no princípio do século 20.

Fraude inequívoca, que, pelas leis vigentes, justificaria a imediata apuração. Mas o que fez o presidente dos trabalhos? Sem nenhuma cerimônia, rasgou os dois votos �??duvidosos�?� (não envelopados), diante das câmeras, posto que comprovavam a materialidade do ato delinquente, e os colocou no bolso. Completou, sem nenhuma preocupação com a legalidade: �??Vou levar para o túmulo�?�.

Alguns escrutinadores diziam que eram �??dois votos em Renan Calheiros�?�. Quem conhece o cacique Renan sabe que isso é bem provável (�??se non è vero, è bene trovato�?�). Dois dias antes da eleição Renan falou em dar umas �??porradas�?� em Tasso Jereissati (que pediu votação aberta).

A Casa deliberou, por 50 a 2, que os votos seriam abertos (públicos). Mas isso ocorreu sob a presidência de um dos candidatos, que foi jogador e árbitro do jogo ao mesmo tempo. Arnaldo diria que isso não pode! O presidente do STF, ministro Toffoli, anulou essa sessão e o voto voltou a ser fechado.

A senadora Kátia Abreu, sem nenhuma polidez, sob o império dos impulsos emocionais, subiu à mesa e �??roubou�?� a pasta dos trabalhos (como a criança que pega a sua bola e acaba com o jogo). No dia seguinte trouxe um buquê de flores para o humilhado senador, Davi Acolumbre.

O presidente da sessão, José Maranhão, quando o circo estava pegando fogo, com microfones abertos, disparou, como se estivesse em sua casa: �??Vou dar uma mijadinha e já volto�?�. �? a total confusão entre a coisa pública e a privada!
Para completar o indecoroso e deprimente espetáculo, um dos escrutinadores (fiscais) da eleição era nada mais nada menos que um senador presidiário, condenado definitivamente por fraude, que está cumprindo pena na �??Papuda�?�, mas com o direito de continuar sendo senador! Durma com um barulho desse!

Continua…

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula será candidato em 2018?

Lula, em breve, seguramente terá sua condenação de primeiro grau confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre). Lula, ao mesmo tempo, pode disputar a eleição de 2018. Como assim? Em qualquer país do mundo civilizado as duas frases seriam inconciliáveis. Mas vivemos no...