O povo na rua para assistir à uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas.

Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça. Em todos os lugares tinha alguém assistindo à puxada do mastro, numa tradição que transcende entre as gerações, desde a chegada dos portugueses no Brasil.

O reconhecimento desse tipo de manifestação como riqueza histórica e cultural do povo caravelense conta sempre com o apoio e o incentivo da Prefeitura de Caravelas, através das Secretarias de Cultura e Turismo.

Todos os anos a festa é organizada por uma família festeira. Como em anos anteriores, o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, marcou presença e até interação na encenação no samba de viola. “Para nós é uma grande satisfação participar e incentivar a manter viva a cultura e a história de nosso povo”, disse.

A HISTÓRIA – A manifestação cultural dos mouros (povos árabes, convertidos ao islamismo) e dos cristãos (que pregavam a religião cristã) foi trazida ao Brasil pelos portugueses e há mais de 500 anos ainda resiste em vários pontos do país.

A luta conta a história do conflito religiosos entre os dois povos, numa encenação com participantes vestidos de adornos – os cristãos, com cores azuis, e os mouros, com vermelho. Armados de lanças, espadas de madeira, garruchas ou pistolas um grupo enfrenta o outro, com embaixadas e desafios verbais, por música e luta de espadas. Ao final, os mouros são invariavelmente vencidos, acabando por aceitar o batismo e converter-se. Essa tem sido uma tradição passada de pai pra filho.

The requested album cannot be loaded at this time. Error: OAuthException Code: 10, (#10) To use 'Page Public Content Access', your use of this endpoint must be reviewed and approved by Facebook. To submit this 'Page Public Content Access' feature for review please read our documentation on reviewable features: https://developers.facebook.com/docs/apps/review.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com