Mantida inelegibilidade de 08 anos em nova derrota de Jadson Ruas e Davi da Caixa no TRE/BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A inadmissão do recurso apresentado é mais uma tentativa frustrada de reformar a sentença no Processo Eleitoral N.º 188-05.2012.6.05.0202, que condenou Jadson Silva Ruas e Neuvaldo David de Oliveira (conhecido como �??David da Caixa�??), candidatos à prefeito e vice-prefeito, respectivamente, pela prática de abuso do poder político e econômico nas eleições municipais do ano de 2012.

Os dois ainda respondem à outros processos por irregularidades no mesmo pleito eleitoral, com Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder político e econômico.

ENTENDA O CASO: No ano de 2012, quando ocupava o cargo de Prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, segundo o processo, autorizou a contratação de 188 servidores municipais, visando cooptar votos e apoio político, em desrespeito ao princípio constitucional do concurso público e das condutas vedadas aos agentes públicos no período eleitoral.

Em maio deste ano, o Juiz Eleitoral da 112ª Zona Eleitoral de Caravelas, Dr. Leonardo Coelho dos Santos, condenou Jadson Ruas e �??David da Caixa�?? pelos crimes de abuso de poder econômico e abuso de poder político.

Em setembro, acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) julgou improcedente o recurso apresentado, mantando a sentença do juiz de primeira instância, na íntegra.

Ao julgar recurso especial, no dia 27 de novembro, o TRE/BA inadmitiu a subida de recurso.

Com a decisão órgão colegiado, Jadson Ruas e �??David da Caixa�?? se tornam inelegíveis, independente da apresentação de novos recursos, nos termos do art. 1º, alínea �??j�?�, da Lei Complementar nº. 64/90, com a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135/2010).

O caso é similar ao do ex-presidente Lula, que teve a candidatura indeferida nas eleições eleitorais de 2018, em razão de quadro igual ao dos dois políticos caravelenses.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...

Paixões e muitas histórias automotivas no 2º Encontro de Carros Antigos em Caravelas

Um final de semana daqueles de ser lembrado por muitos anos. Foi assim em Caravelas, que foi tomada por uma atmosfera nostálgica e vibrante no 2º Encontro de Carros Antigos. Um êxtase para os entusiastas dos clássicos sobre rodas e os apaixonados pela cultura automobilística....

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...