Implantação de brinquedoteca desperta alegria das crianças nos postos de saúde de Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O lugar onde as pessoas vão em busca de cuidados médicos deve, também, ser de alegria.

Foi pensando assim que o posto de saúde 01, no centro de Alcobaça, montou o espaço de acolhimento para as crianças dos pacientes que vão em busca de atendimentos. A inauguração da brinquedoteca aconteceu nesta quinta-feira, dia 22.

O sorriso largo das crianças, de um canto ao outro da boca e a festa para desfrutar do novo espaço, era o sinal da aprovação dos pequenos pela iniciativa.

brinquedoteca do posto de saude de alcobaca 5Muitas mães não têm como ir ao posto para as consultas porque não têm onde deixar os filhos. Esse espaço seria um aliado para diminuir esses casos, agregando valores social, cultural, educativo, saúde mental e física.

A observação das crianças ansiosas e agitadas despertou a ideia de montar a brinquedoteca para tornar o espaço mais confortável. A implantação desse projeto no PSF 1 foi uma ideia da enfermeira chefe da unidade, Patrícia Lacerda. Ela conta “ter conseguido, por meio de doações, os brinquedos, livros, material didático, cadeiras e mesas, para tornar esse local mais agradável aos pequenos”, disse.

brinquedoteca do posto de saude de alcobaca 6Para Ravenna Dantas (Coordenadora da Atenção Básica), “o posto é o primeiro a montar a brinquedoteca, onde atua uma equipe de ESF, serviço de fisioterapia e serviço de acupuntura”, pontuou.

A unidade pioneira desse projeto, no entanto, foi o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que também implantou um espaço infantil.

brinquedoteca do posto de saude de alcobaca 4Segundo o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, “essa é uma ideia a ser multiplicada em todo o município, porque a recepção das crianças foi muito boa e mostra que esse trabalho está no caminho certo”, afirmou.

Orgulhoso, o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, disse que “esse projeto servirá de modelo para todas as unidades de saúde do município�?�, declarou.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...