O lugar onde as pessoas vão em busca de cuidados médicos deve, também, ser de alegria.

Foi pensando assim que o posto de saúde 01, no centro de Alcobaça, montou o espaço de acolhimento para as crianças dos pacientes que vão em busca de atendimentos. A inauguração da brinquedoteca aconteceu nesta quinta-feira, dia 22.

O sorriso largo das crianças, de um canto ao outro da boca e a festa para desfrutar do novo espaço, era o sinal da aprovação dos pequenos pela iniciativa.

Muitas mães não têm como ir ao posto para as consultas porque não têm onde deixar os filhos. Esse espaço seria um aliado para diminuir esses casos, agregando valores social, cultural, educativo, saúde mental e física.

A observação das crianças ansiosas e agitadas despertou a ideia de montar a brinquedoteca para tornar o espaço mais confortável. A implantação desse projeto no PSF 1 foi uma ideia da enfermeira chefe da unidade, Patrícia Lacerda. Ela conta “ter conseguido, por meio de doações, os brinquedos, livros, material didático, cadeiras e mesas, para tornar esse local mais agradável aos pequenos”, disse.

Para Ravenna Dantas (Coordenadora da Atenção Básica), “o posto é o primeiro a montar a brinquedoteca, onde atua uma equipe de ESF, serviço de fisioterapia e serviço de acupuntura”, pontuou.

A unidade pioneira desse projeto, no entanto, foi o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que também implantou um espaço infantil.

Segundo o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, “essa é uma ideia a ser multiplicada em todo o município, porque a recepção das crianças foi muito boa e mostra que esse trabalho está no caminho certo”, afirmou.

Orgulhoso, o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, disse que “esse projeto servirá de modelo para todas as unidades de saúde do município”, declarou.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário