O município de Itacaré se transforma na capital brasileira do surf neste fim de semana, quando serão realizadas as provas do Mundial QS1.000 de Surf Masculino e Feminino. A programação começa nesta quinta-feira (18) e prossegue até domingo (21), na Praia da Tiririca, atraindo milhares de visitantes e a atenção do mundo esportivo.  A movimentação na Costa do Cacau é intensa, com estimativa de ocupação da rede hoteleira em 100%.

Além do Mundial, que tem apoio do Governo do Estado, a cidade sedia, na sexta (19) e no sábado (20), o festival Itacaré Surf Music, com atrações como Maneva, Ponto de Equilíbrio, Adão Negro, Bruta Raça, Dost e o DJ XFour. Os dois eventos contribuem para um fluxo turístico total de mais de 10 mil pessoas, segundo previsão do secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira.

No hotel Aldeia do Mar, a ocupação dos 29 aposentos, entre chalés e suítes, deve chegar aos 100% nesta quinta (18), de acordo com o recepcionista Felipe Caian.  Já  Daniela Santos, analista comercial do Terra Boa Hotel Boutique, que tem 43 quartos, comemora um mês inteiro de ocupação média acima dos 70%, chegando aos 100% nos fins de semana. Neste não será diferente. “O período tem sido muito bom para a gente. A realização dos eventos de surf e de música ajuda para mantermos a casa cheia”, afirma.

Se depender da agenda esportiva, a boa fase deve se estender até pelo menos o fim do mês, já que outras importantes provas de surf estão marcadas para o período. “Teremos o Campeonato Brasileiro de Surf Profissional, de 22 a 25 de outubro, e o Brasileiro Master, dias 27 e 28, com grandes nomes, como Jojó de Olivença, Fábio Gouveia e Jaime Matos”, anuncia o presidente da Associação de Surf de Itacaré, Alisson Reis.

O Mundial de Surf reúne 144 participantes, entre brasileiros e estrangeiros. Surfistas da Argentina, Peru e Costa Rica predominam entre estes últimos.  Nos dias de prova, Itacaré recebe muitos turistas de estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, além de Salvador e cidades do interior baiano, como Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié e Valença.

Uma ação ambiental, organizada por instituições e autoridades locais e envolvendo estudantes, acontecerá em Itacaré durante os dias do Mundial.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário