A iniciativa do Instituto Votorantim, tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios com operações do Grupo Votorantim, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e da mobilização social das comunidades. Em Nova Viçosa, o Grupo é representado pela Fibria. Iniciado em Abril deste ano no Distrito de Posto da Mata, o Programa conta com quatro ciclos, envolvendo frentes de Gestão e de Mobilização.

Além de auxiliar no planejamento escolar e acompanhar as intervenções que são realizadas pelos professores para que os alunos aprendam, o PVE incentiva que estes gestores criem ações pela leitura/intervenções literárias. Pensando nisso a Fibria, uma das empresas do Grupo, o Instituto Votorantim e o Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária tem acompanhado essas intervenções no município de Nova Viçosa.

Na Escola Municipal Laura Bandeira, no Distrito de Posto da Mata, a professora Atta e a diretora Ângela, produziram uma ação extraclasse com os seus alunos, foram trabalhados com as turmas de 4° e 5° ano a leitura de diversas obras nacionais e promoveram um “varal literário”. E hoje construiu um varal de poesias baseadas nos livros trabalhados. Ação aconteceu na Praça São Benedito, além de ofertar uma leitura de partes importantes das obras por eles discutidas em sala de aula, os alunos também colocaram o seu “eu poeta” para funcionar e construíram poesias que foram doadas às pessoas que transitavam pela praça.

A secretária de educação de Nova Viçosa, Natália Carolino, exalta o momento em que o município está passando, para ela uma nova fase, depois de alguns ventos contrários já é realidade, e o fator determinante, segundo ela, tem sido um querer muito forte do prefeito Manoelzinho, “o prefeito tem exigido que as ações da pasta da educação venham acontecer de forma a garantir uma melhora na qualidade da educação do município, para tanto existe essa necessidade de estarmos preparados, essa determinação acaba refletindo nessas ações, são simples, mas tem agregado muito valor em todas as áreas, principalmente a do conhecimento, para as crianças e as famílias dessas crianças que estão envolvidas no programa”. Disse a secretária

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário