Prado realiza Dia D da campanha de combate a sífilis

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na última sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Prado, por meio da Secretária de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica finalizou a Campanha de Combate a Sífilis com o Dia D para reforçar as estratégias de prevenção.

prado contra sifilis 3A sífilis, popularmente conhecida como cancro duro, é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria. A infecção é altamente contagiosa e mostra os primeiros sinais nas fases iniciais, poucos dias após a contaminação. Nesse momento, há o aparecimento de manchas e feridas na pele. A partir da terceira fase, se não houver tratamento, ela pode causar cegueira, má formação congênita em caso de gestantes e deficiência mental.

prado contra sifilis 2Os sintomas da sífilis avançam conforme a evolução da doença. Na maioria dos casos demora anos para apresentar qualquer sinal. O problema acontece quando ela evolui para o estágio secundário e começa a se tornar um risco para a saúde, principalmente no caso de gestantes. A sífilis pode ser transmitida por meio da relação sexual sem preservativo, sangue contaminado e da mãe para o filho (durante a gravidez). �? uma doença grave e pode causar sérias consequências para a saúde da criança, má formação do feto e até a morte.

prado contra sifilis 001A mobilização ofereceu em torno de 300 testes rápidos para sífilis, tendo estudantes e a população como público-alvo. Para quem não compareceu à mobilização, os testes (HIV, Sífilis e Hepatite B e C) são realizados nas unidades básicas de saúde em cada bairro do município.

De acordo com a equipe de Saúde, a mobilização foi satisfatória. �??Vimos que a população tem muitas dúvidas acerca das DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis]. Esclarecemos as dúvidas sobre os métodos contraceptivos ofertados pela nossa rede (SUS)�?�, destacou Edla Oliveira.

prado contra sifilis 1O secretário de Saúde alerta a população para os cuidados para evitar a sífilis. Segundo Luciano Mota, é necessário cuidados simples. �??Use camisinha, converse com o seu parceiro sobre o assunto para que ele também tenha conhecimento da doença. Em caso de infecção, evite ter relações sexuais e, o principal, mulheres gestantes que desejam engravidar devem fazer o exame para prevenir uma possível contaminação do bebê�?�, alerta Mota.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...

Barra do Cahy: Conheça a primeira praia do Brasil e seus encantos

A Barra do do Cahy, local de belezas naturais encantadoras, é uma praia de grande importância histórica por ter sido o primeiro ponto de chegada dos portugueses da tripulação de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro. Era hora do cair da tarde da quarta-feira,...