TAGS

Rui Costa confirma presença na inauguração do sistema de abastecimento de água de Cumuruxatiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O evento de inauguração vai acontecer no sábado (30), em Cumuruxatiba, no município do Prado.

Presença confirmada do Governador da Bahia, Rui Costa; de sua comitiva; de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região extremo sul do estado.

O SISTEMA – O novo sistema de abastecimento de água foi concluído ao custo de R$ 3.622.656,30 para construir um poço de captação de água (sucção 75m3), duas estacões elavatórias de água tratada, casa de coloração, Reservatórios Elevados de Distrituição (RED) – dois de 200M3, dois de 50M3 e um de 75M3 – nos pontos mais altos para atender toda a comunidade, extensão de adutora (3.370m – DN 50 a 150mm), rede de distribuição (23.412m – DN 50 a 200mm).

A queixa constante, os pedidos de melhoria e de providências dão lugar à uma nova história. Toda esta estrutura já está pronta para levar água até às torneiras das 1.440 unidades conectadas à nova rede de distribuição.

A HIST�?RIA – A melhoria no sistema de abastecimento de água de Cumuruxatiba foi planejado através de projeto idealizado no governo do ex-prefeito do Prado, Wilsinho Brito. A conclusão do projeto de seu governo se tornou realidade mais de 10 anos depois, na gestão da atual Prefeita do Prado, Mayra Brito, numa parceria com o governo Federal (através da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde) e o governo do Estado da Bahia (através da CERB – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia -, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).

O antigo sistema – construído há mais de duas décadas – tinha capacidade para atender apenas a comunidade local daquela época, composta por pescadores e suas famílias, uma realidade muito diferente dos dias atuais. Com a chegada de novos moradores era comum o drama da falta d’água nas torneiras. Durante esse tempo, o sistema mantido pela Prefeitura Municipal do Prado apresentava problemas constantes, devido à pequena capacidade do sistema para atender à necessidade. Foram várias as bombas queimaram por não suportar a carga exigida. Trocavam as bombas e logo parava novamente.

A MUDAN�?A – Já no primeiro ano de seu mandato, a Prefeita do Prado, Mayra Brito, mandou reformular o projeto inicial e adaptar às novas realidades do distrito, iniciando uma série de visitas em Brasília e Salvador. Em suas viagens, a gestora pradense chegou a escalar vários deputados e até um senador. A agenda das visitas eram audiências nos ministérios para pedir recursos ao município. “A conclusão dessa obra é resultado de muitos esforços de minha gestão, da priorização do Governo do Estado da Bahia em realizar a obra e dos esforços, sobretudo, de Mário Negromonte Júnior (Deputado Federal), em buscar inúmeras vezes em Brasília, junto ao presidente da Funasa, a liberação dos recursos necessários à execução do serviço”, disse.

Sistema de abastecimento de água de Cumuruxatiba 18
Mário Negromonte Júnior (Deputado Federal), em Brasília, solicitando recursos para a implantação do sistema de água de Cumuruxatiba

A prefeita destacou que a conquista dos recursos necessários ocorreu num momento crítico por qual passa o país – situação que se arrasta há vários anos – e, mesmo assim, vai entregar essa obra importante para a população pradense. “Precisamos destacar o papel de Mário Negromonte Júnior (Deputado Federal) em manter constante a reivindicação para a conclusão da obra, junto aos órgãos competentes”, afirmou.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...

Barra do Cahy: Conheça a primeira praia do Brasil e seus encantos

A Barra do do Cahy, local de belezas naturais encantadoras, é uma praia de grande importância histórica por ter sido o primeiro ponto de chegada dos portugueses da tripulação de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro. Era hora do cair da tarde da quarta-feira,...