Prefeitura de Alcobaça inaugurou o Posto de Coleta Laboratorial Municipal

0
447
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O LACEN (Posto de Coleta Laboratorial Municipal) foi inaugurado no final da tarde desta sexta-feira (15).

Localizado na Avenida Sete de Setembro, 1.460, no centro da cidade de Alcobaça, o LACEN foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde para se tornar ponto de referência na coleta de exames laboratoriais, atendendo aos moradores da sede e do interior.

O LACEN de Alcobaça vai processar o material coletado e atuar em rede com o LACEN do estado da Bahia, enviando parte da coleta para Teixeira de Freitas e outras, com exames mais complexos, destinados à Salvador ou à Fiocruz.

Um programa interliga o posto de coleta municipal com o Lacen de Teixeira de Freitas. Os resultados são obtidos através da internet, possibilitando aos alcobacenses a retirada na própria unidade municipal.

Euriciane Rocha Ramos, Junia Garcia e Glaubervania Oliveira Vilas Boas

O projeto é coordenado por Junia Garcia (farmacêutica, professora graduada, coordenadora do curso de farmácia na Faculdade Pitágoras, coordenadora administrativa do Laboratório Municipal de Referência Regional Nova Filosofia-LACEN/BA). Para a coordenadora, “melhor que presenciar a entrega de um equipamento de saúde tão importante para o município, é ter a certeza que a gestão do serviço está em excelentes mãos”, ao se referir às suas ex-alunas, as biomédicas, Euriciane Rocha Ramos e Glaubervania Oliveira Vilas Boas, ambas escaladas para o trabalho no LACEN de Alcobaça.

Para o Prefeito Léo Brito, “o investimento necessário ao funcionamento do posto de coleta de exames laboratorial faz parte das medidas adotadas para aproximar, cada vez mais, os serviços de saúde da população”, disse.

Além da inauguração do LACEN, a Prefeitura de Alcobaça também entregou aos alcobacenses quatro veículos zero quilômetro, lotados na Secretaria de Saúde para o transporte das equipes de saúde e de pacientes das várias partes do município.

Ato oficial de inauguração do LACEN de Alcobaça

A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito (PSD), dos secretários municipais, Robson Mattos (Saúde), Ivan Noronha (Desenvolvimento Social), Josenaide Muniz (Administração), Ademar Botelho (Agricultura) e Mário Lúcio (Obras e Serviços Urbanos); da primeira-dama, Suzana Brito; dos vereadores, Sandra do Cantagalo (PDT), Mestre Alegria (PR), Dedé do Caxangá (PSL), Tieta (PSD), Pipi do São José (PRP), Gó da Colônia (PSD), Otoniel Muniz (PSD), dentre outros nomes.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157697559786884].

Que você achou desse assunto?

Participe de nosso grupo no Telegram: https://t.me/+C0nOn5RbhfllNGM5