Polícia Federal deflagra operação para combater desvios de recursos públicos no sul da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30/05) operação visando desarticular e investigar organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 3,2 milhões em verbas do SUS e do FUNDEB repassadas ao município de Itapebi, região sul da Bahia.

Segundo as investigações, o esquema criminoso funcionava através da constituição de empresas fictícias, que eram utilizadas pelos envolvidos para fraudar as licitações realizadas pela Prefeitura, dentre as quais para a aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.

Além de Itapebi, há suspeita de fraudes semelhantes em outros municípios baianos, cujo valor total dos contratos gira em torno dos R$ 14 milhões.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 21 (vinte e um) mandados de busca expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. A ação ocorre nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itapebi, Itororó, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Vitória da Conquista.

São investigados políticos, empresários e advogados. Eles responderão pelos crimes de fraude à licitação (art. 90, Lei 8.666/93) e organização criminosa (art. 2º, Lei 12.850/13).

A operação foi batizada Juramento de Hipócrates em razão de um dos líderes do esquema criminoso ser médico e, não obstante, ter quebrado o juramento solene de exercer a medicina com honra e para o bem da humanidade.

Correio24Horas

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grupo ambientalista cobra continuidade das obras da Lagoa do Jacaré em Itamaraju

O Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (GADS) acionou o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) nesta quarta-feira (16) cobrando a continuidade da revitalização e urbanização da Lagoa do Jacaré em Itamaraju, depois das obras terem sido interrompidas há meses. De acordo com a...

Mulher morre sentada aguardando atendimento na Upa de Teixeira de Freitas

A imagem da mulher sentada, com o corpo caído sobre uma cadeira, enquanto aguardava por atendimento, viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu nesta quarta-feira (09). Poderia ser cansaço, pelo tempo de espera, por um dia longo de trabalho, mas não era. A mulher estava...

Prefeito e ex-prefeito de Nova Viçosa são punidos pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (31/07), julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o atual prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, e contra o ex-prefeito, Márvio Lavor Mendes (01/01/2016 até 24/06/2016), em decorrência de irregularidades na prorrogação de dois contratos,...