Representantes da rede pública de ensino participaram do Fórum dos Secretários de Educação do Extremo Sul Baiano e Costa do Descobrimento 2018, realizado na cidade de Itamaraju, na última quarta-feira (16). A abertura teve a apresentação teatral com alunos da rede municipal de ensino, participantes do “Festival de Teatro Estudantil Jairo Pires”.

O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju (CDL) e reuniu os gestores das pastas da educação, esporte e cultura como forma de promover a interação entre os municípios participantes, além de abordar a busca por soluções conjuntas focadas na atual situação econômica dos municípios, principalmente, após a queda nos orçamentos, novos enquadramentos de profissionais e avaliação da rede de ensino.

Um dos principais temas foi o “Plano de Cargos e Remuneração”, palestrados por Anderson Passos (coordenador da rede PCR) e Isabel Costa (avaliadora educacional da rede PCR), abordando o “O plano de cargos e a remuneração na real situação do extremo sul baiano e costa do descobrimento” e a “Reserva Técnica à Luz da Lei Federal 11.738/2008, sobre sua prática”.

Para a Secretária de Educação de Itamaraju (cidade sede do evento), o assunto é muito difícil nestes tempos de crise econômica. “Com a redução de receita, é difícil gerir num momento, onde há a preocupação sempre de racionar”, informou a secretária.

O prefeito Marcelo Angênica, agradeceu a presença dos secretários, e aproveitou para falar da preocupação com o desenvolvimento da rede pública de ensino. “Este evento permite aos municípios pautar as alternativas para soluções atuais e que vão interferir nas mudanças futuras da sociedade”, relatou o prefeito.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário