Professores Municipais de diversas cidades do Extremo Sul da Bahia tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de uma rica formação transdiciplinar ligadas aos conteúdos de alfabetização matemática e cientifica do Novo Mais Educação, do PNAIC.

Esta formação aconteceu entre os dias 17 e 18.05 e teve como objetivo principal discutir temas interdisciplinares ligados a matemática e as ciências naturais no processo de alfabetização do Programa Novo Mais Educação, onde foram apresentados a estes profissionais jogos pedagógicos, o uso do xadrez como recurso pedagógico, a ludicidade presente na formação de alunos, o brincar como ferramenta de aprendizagem, a alfabetização cientifica como caminhos para a interdisciplinariedade.

Os professores puderam contextualizar os conteúdos apresentados no curso fazendo uma ampla imersão patrimonial, voltadas desta vez à conscientização ambiental, no Parque Municipal Dr Gravatá em Eunápolis, um amplo Parque com resquícios de mata primária e secundária, discutindo em lócus as possibilidades de levarem esta proposta de alfabetização cientifica como recurso didático para suas aulas.

Para a Prof. Ana Carla Nunes, que é formadora regional, Mestre em Educação e coordenou as atividades: “O Parque do Gravatá é um dos parques mais bonitos da região, sua importância social é tão grande que precisamos refletir sobre o papel destes espaços na dinâmica das cidades para uma prática pedagógica mais voltada as questões sociais e ambientais”.

Para a Professora Rafaela Guimarães, que é pedagoga e formadora estadual da Pré-escola: “Esta imersão é importante porque possibilita que os professores saiam da sala e enxerguem as potencialidades da alfabetização cientifica desde a educação infantil até a educação básica e amplie seu olhar para uma educação mais carregada de significados”.

Participaram do encontro professores do Dr Clériston Andrade, Direc/Eunápolis, Coordenadores do PNAIC, Professores/Formadores locais de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Prado, Guaratinga, Maiquinique, Santa Cruz de Cabrália, Itamarajú, Jucuruçu, Potiraguá, Maracani, Ibirapuã, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves, Itanhaém, Itambé, Belmonte, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa, Itagimirim, Vereda, Itapetinga, Itapebi, Mucuri, Porto Seguro, Itororó, Itabela e Itarantim que participaram deste momento formativo.

Por Ana Carla Nunes

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário