Alcobaça lança “Consultório Móvel” para atender pequenas comunidades

Dr. Erison Palma (médico) realizando atendimento no consultório móvel

O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (17), quando já foram realizados os atendimentos na Comunidade Pequi (localidade atendida pela ESF 05, do Projeto de Reforma Agrária 4045). O médico Dr. Erison Palma agradeceu o investimento e se disse muito feliz. A técnica de enfermagem Lanielle nos enviou uma mensagem: “agradecemos pelo conforto que nos foi oferecido e para os pacientes no atendimento de hoje”.

A unidade móvel de saúde vai se deslocalizar até as pequenas comunidades. A disponibilidade do consultório móvel é uma iniciativa da Prefeitura de Alcobaça, através da Secretaria de Saúde, que está equipado com uma multiprofissional (composta por motorista, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico) e irá atender no período da manhã e tarde, seguindo o horário das ESFs.

-- Continua depois da publicidade --Veracel

As rotas já foram todas criadas e ao todo serão atendidas pelo “consultório móvel” 17 comunidades no interior do município.

Consultório Móvel de Saúde de Alcobaça

Os atendimentos serão realizados através de consultas clínicas para diagnóstico, realização de procedimentos médicos e de enfermagem, à exemplo de curativos e prescrição de medicamentos, e encaminhamento para unidades públicas de saúde de média e alta complexidade. Os pacientes atendidos serão registrados através de prontuários médicos para realização de acompanhamento.

O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, explicou que o “Consultório Móvel” estará sempre vinculado a uma das Unidades de saúde fixa, as ESF (Estratégia de saúde da família). “O serviço móvel consiste em atendimento médico realizado por um veículo adaptado voltado para pessoas que estejam em pequenas Comunidades, nas áreas mais distantes do nosso município, cadastradas e atendidas por meio dos postos de saúde”, disse o prefeito Léo Brito, idealizador do projeto.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário