Atendimento da médica pediatra no segundo mutirão de saúde de São José de Alcobaça

Os moradores de São José receberam neste sábado (21), 15 médicos para a maior ação de saúde da história do município de Alcobaça.

Cerca de mil pessoas foram atendidas por diversos médicos especialistas, no segundo Mutirão da Cidadania, uma ação realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Alcobaça, profissionais da rede particular de saúde e o grupo voluntário (denominado ANJOS DE ASA), composto por médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem, sob a coordenação do major Med Anderson.

Recepção da equipe da Aeronáutica no Aeroporto 9 de Maio

Os atendimentos foram nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, pediatria, neurologia, oftalmologia, dermatologia, ginecologia, gastro e ortopedia. Além da oferta das especialidades médicas, os pacientes já saíam das consultas com os medicamentos receitados.

Distribuição dos medicamentos aos pacientes do mutirão

A equipe de médicos viajou de Salvador até a cidade de Teixeira de Freitas num avião fretado pela Prefeitura de Alcobaça, para os atendimentos dos alcobacenses na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em São José.

Avião fretado pela Prefeitura de Alcobaça para transportar a equipe da Aeronáutica

O objetivo, segundo o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, foi diminuir a fila de espera de pacientes na busca por procedimentos de média e alta complexidade.

“O maior problema enfrentado na rede pública de saúde, em todo o país, é a quantidade de exames e atendimentos de alta complexidade, oferecidos aos pacientes, porque são muito caros, por isso, estamos investindo os recursos necessários para mudar essa história em nosso município. Sabe o que é atender com dignidade cerca de mil pessoas, que aguardavam durante anos o que estamos fazendo aqui hoje? A satisfação nos olhos dessas pessoas não tem preço”, argumentou.

Edinalva Teixeira Tavares (trabalhadora rural assentada no 40-45) sendo atendida no segundo mutirão de Alcobaça

Submetida à um procedimento cirúrgico, a trabalhadora rural, Edinalva Teixeira Tavares (moradora do Assentamento 40/45), não conseguiu esconder a felicidade em conseguir retirar um nódulo que a incomodava durante toda a vida. “Era um sonho que eu tinha de tirar esse nódulo, porque me incomodava muito. Nem podia usar um vestido, um biquíni. Agora isso tudo mudou, graças à Deus”, falou emocionada.

Maria Helena Neves dos Santos (dona de casa) recebendo medicamento após consulta médica no segundo mutirão de saúde de Alcobaça

A dona de casa, Maria Helena Neves dos Santos, ficou surpresa com os atendimentos no mutirão. “Eu não esperava que tinha tantos médicos legais, fazendo as coisas pra gente, assim na maior tranquilidade, atendendo a gente muito bem. Peço à Deus para que outros mutirões desse voltem a acontecer, porque ajuda muito”, disse.

Momento de oração pedindo bençãos para os trabalhos no mutirão de São José de Alcobaça

A Aeronáutica atua em missões humanitárias de resgate e socorro. Em localidades de grande povoamento, essa equipe leva os atendimentos médicos para ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para o Secretário Municipal de Saúde, a ação é uma das mais importantes já realizadas. “O município de Alcobaça vem se destacando com ações mais intensificadas na área de saúde e com estratégias para aumentar, cada vez, a oferta de serviços e procedimentos aos alcobacenses”, pontuou o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos.

Fotos: Osmar Guarnelles

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com