Balanço positivo no controle dos índice de doenças no município de Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um ano após o início da gestão do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, a Secretaria Municipal de Saúde fez um balanço positivo no controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O início de 2017 foi marcado pelo enfrentamento do surto de dengue, Chikungunya e Zika. Naquela época, os casos de agravos nos pacientes – residentes nas áreas urbanas e rurais – eram de 9 casos suspeitos de dengue, 32 de Chikungunya e 1 de Zika.

indice de redução dos casos de dengue em alcobaça2
Índice de redução dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Alcobaça

Em 2018, a incidência dessas doenças é de apenas 1 caso suspeito de dengue, 3 de Chikungunya e nenhum de Zika. “Os casos de alcobacenses com suspeitas dessas doenças são muito menores um ano depois”, é o que afirmou o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos.

Para o Secretário, o maior desafio foi reduzir o índice de infestação desses vetores em mais de 90%, conforme imagem acima. “Atacamos de frente esse problema, realizando várias ações, através da Vigilância Epidemiológica e do Setor de Endemias. O resultado é que hoje conseguimos reduzir, drasticamente, o número de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em grande parte, devido ao empenho desses setores em reduzir os índices, proporcionando uma melhor qualidade de saúde aos alcobacenses”, explicou.

dengue em alcobaca3
Redução nos índices de casos suspeitos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no município de Alcobaça

A�?�?ES ADMINISTRATIVAS: Neste último ano a Prefeitura de Alcobaça adquiriu dezenas de bicicletas para o uso dos Agentes de Endemias, visando facilitar a locomoção desses profissionais às áreas focais e estimulando a aumentar o empenho deles em suas atividades, mesmo em locais de risco, como é o caso, quando precisam subir em caixa d’água ou chegar nos locais mais remotos do município.

agentes de endemias eliminando focos do mosquito aedes aegypti 2
Agentes de endemias inspecionando locais onde os mosquitos costumam se encontrados

COLETA DE LIXO: A propagação dessas doenças aumentava em virtude do acúmulo de lixo. Mutirões de limpeza retiraram mais de 300 caçambas de lixo, acumulado durante anos em vários pontos do município.

A melhoria na coleta de lixo local contribuiu no sucesso da operação, porque no período da temporada de verão aumenta o número de pessoas na cidade, proporcionalmente, à quantidade de lixo produzida, daí a necessidade de aumentar a eficiência e os cuidados, visando a diminuição dos riscos de proliferação e infecção por todo o tipo de vírus, bactérias e fungos.

agentes de endemias eliminando focos do mosquito aedes aegypti 6
Trabalho dos agentes em inspecionar locais onde comumente são encontrados focos da doença

UNIDADES BÁSICAS DE SA�?DE – Para garantir que a população esteja preparada para receber os visitantes e turistas e diminuir as chances de transmissão de doenças por essas pessoas, as unidades de saúde do município, ao longo de todo o último ano, realizaram várias campanhas de imunização para proporcionar à população residente uma cobertura vacinal adequada.

As equipes de saúde dessas unidades também se empenharam em capacitações para atender com excelência a população local, assim como receber esse fluxo circulante de pessoas, atentando para sinais e sintomas que possam levar a um diagnóstico em tempo hábil, dos vários agravos que possam colocar em risco as pessoas envolvidas.

O hospital municipal se torna, para tanto, um importante aliado nessa luta, visto que é uma porta de entrada, fundamentando o bom entrosamento entre os profissionais de saúde em geral do município. Todos esses esforços são vistos como ações de responsabilidade para melhorar a qualidade de vida da população através de uma saúde de qualidade.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...