Faixa litorânea do Espírito Santo à Bahia está sob aviso de mau tempo (veja comunicado). A informação é da Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), emitido nesta sexta-feira (08).

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) orienta ampla divulgação do comunicado para garantir segurança e salvaguarda da vida humana na área marítima compreendida entre Caravelas e Salvador, no litoral baiano.

De 09h deste sábado (09) até às 17h de domingo (10) há riscos de ventos fortes de Nordeste/Noroeste (com velocidades entre 51 e 74 km/h) e rajadas de vento.

Na área marítima compreendida entre Caravelas e Natal, a previsão é de mar grosso de 09h deste sábado (09) até às 17h de domingo (10), com ondas de sudeste/leste (de 3 e 5 metros de altura).

Em face das condições de vento forte e mar grosso, a Marinha recomenda atenção aos navegantes. A utilização imprudente das embarcações é de inteira responsabilidade do seu proprietário e/ou comandante, que poderá responder por eventuais acidentes nas esferas administrativa, civil e penal.

A Autoridade Marítima também recomenda que sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações nas proximidades da costa, afim de evitar que se soltem e fiquem à deriva.

A Marinha permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo elencados.

Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval em Salvador.

* Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777
* Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050
* Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário