TAGS

30 anos do Assentamento Riacho das Ostras

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Trinta anos atrás, dezenas de famílias ocupavam uma área degradada pela atividade madeireira. Muitos anos depois, o local inóspito, abriga dezenas de famílias.

Quem vive lá sabe bem a diferença entre criar a família sob as necessidades de quem vive nas regiões mais carentes das cidades ou produzir e sustentar seus familiares com a abundância dos produtos cultivados na terra.

O Assentamento Riacho das Ostras é fruto de uma ocupação iniciada no dia 05 de dezembro de 1987. Naquela época, 87 famílias hastearam a bandeira do MST numa área totalmente abandonada. A localidade era ocupada por madeireiros para a derrubada de árvores destinadas à produção de carvão e venda de madeira.

O sonho da terra foi ganhando força. No início, cerca de 100 famílias tomou conta de um pedaço de terra e começou a produzir alimentos.

riacho das ostrasEm 2017, 30 anos depois, 36 famílias moram no assentamento que leva o nome de Riacho das Ostras, erguido sob a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Apesar do número pequeno de famílias, o assentamento é referência na produção de alimentos saudáveis através da comercialização nas feiras populares da região.

Contribuições: Ao comemorar mais um ano de resistência e luta pela terra, algumas parcerias também foram reafirmadas a partir da contribuição de alguns setores da igreja católica, dos sindicatos e quadros políticos do município.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Barra do Cahy: Conheça a primeira praia do Brasil e seus encantos

A Barra do do Cahy, local de belezas naturais encantadoras, é uma praia de grande importância histórica por ter sido o primeiro ponto de chegada dos portugueses da tripulação de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro. Era hora do cair da tarde da quarta-feira,...

Homem é morto à tiros em Corumbau

O crime aconteceu por volta das 07h15, na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, em Corumbau, paraíso localizado no litoral do município do Prado. Agnor Roque dos Santos Junior (24 anos) foi morto com quatro disparos de arma de fogo. No local do crime, a...

Secretaria de Saúde realizou a mobilização do ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe

Com o objetivo de alcançar a maior quantidade de pessoas do público-alvo, a Prefeitura de Prado através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a mobilização em alusão ao ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe, no último sábado (13). As equipes de saúde estavam distribuídas em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS)