Mutirão da saúde realiza atendimentos na Colônia de Pescadores de Alcobaça

Palestra com médico sobre os riscos da doença e os cuidados necessários

Pacientes da rede pública tiveram um dedo de prosa com médico e equipes de saúde do município de Alcobaça, no mutirão de serviços realizados no último sábado (25), na sede da Colônia de Pescadores Z-24.

Mutirão realizado na sede da Colônia de Pescadores Z-24 de Alcobaça

Foram realizadas palestras com médico e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), exame de PSA (para detectar o câncer de próstata) e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (sífilis e aids).

A ação foi realizada através da parceria entre a Colônia de Pescadores, a Secretaria Municipal de Saúde e o Rotary Clube.

200 pacientes se submeteram aos testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e outros 115 aos testes de PSA

A coordenadora da Atenção Básica de Alcobaça, Ravenna Dantas, falou sobre esse mutirão. “Foram realizados mais de 200 testes rápidos e 115 exames de PSA. Esses números mostram uma grande adesão dos homens às campanhas realizadas no município e uma crescente preocupação com a saúde e maior qualidade de vida”, esclareceu.

O objetivo, segundo o Presidente da Colônia Z-24, Pedro Samarone (mais conhecido como ‘Gó da Colônia’), “foi esclarecer as dúvidas sobre os cuidados com a saúde dos homens, principalmente, para aqueles acima dos 40 anos de idade”, realçou.

Secretário de Saúde coletando sangue para o teste

Segundo o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, “a iniciativa faz parte das ações da rede pública municipal que, ao longo de todo o ano vem realizando campanhas de promoção de saúde e, neste mês de novembro está conscientizando os homens para os cuidados contra o câncer de próstata”, pontuou.

Prefeito de Alcobaça participando dos exames de PSA

Para o Prefeito Léo Brito o grande trabalho em sua gestão tem sido o de preocupação com a prevenção e a melhoria da qualidade de vida da população. “Estamos investindo em muitas ações para promover o bem-estar da população, porque ninguém quer ficar internado em hospital e distante de sua família e, é por isso, que estamos tendo uma grande adesão dos alcobacenses em campanhas e ações de saúde”, explicou.