Comemoração dos 245 anos do município de Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Neste domingo (12), os alcobacenses acordaram cedo para comemorar os 245 anos de Alcobaça. De vila, no ano de 1772, para se tornar, nos tempos atuais, um dos municípios mais importantes do litoral baiano, entre aqueles localizados no berço do Descobrimento do Brasil.

Para comemorar essa data, a Prefeitura Municipal, por meio dos diretores das escolas da rede municipal de ensino, organizou uma caminhada cívica, como ferramenta de valorização da história e de resgate cultural.

Os alunos, seus familiares, professores, diretores e outros tantos alcobacenses foram para às ruas recontar a própria história, numa caminhada que iniciou no Centro Educacional de Alcobaça (CEA) e terminou na Praça da Caixa D´Água. Ao longo da avenida, os alcobacenses iam se aglomerando para ver os alunos no desfile cívico.

Acidália Isabel Santos Oliveira
Acidália Isabel Santos Oliveira

A dona de casa, Acidália Isabel Santos Oliveira, lembrou a importância dessas ações para manter viva a história do município. “Eu já participei de desfiles assim e fico muito emocionada em ver meus filhos e parentes participando. Nos últimos anos não tivemos esse tipo de iniciativa, o que é muito triste, porque o simbolismo histórico e cultural do povo são as maiores riquezas desse município”, destacou.

benedita talher a professora talher
Benedita Talher (conhecida como ‘Professora Dita’)

A professora ‘Dita Talher’ lamentou que os desfiles cívicos tenham sido interrompidos nos últimos anos. “Isso pra mim é um resgate cultural. Quando eu estudava tinha desfile todo dia 12 de novembro, recontando a história de nosso povo e, por um tempo, ficou esquecido, simplesmente, por falta de interesse”, desabafou.

leo brito e a primeira dama suzana brito 1
Suzana (primeira-dama) e Léo Brito (prefeito de Alcobaça)

O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, falou sobre a história do povo alcobacense. “Mais uma vez estou prefeito nesse dia de comemoração da história do município. Pra mim é muito importante acompanhar a participação popular e a integração de todos nesse desfile cívico, que há muito tempo não acontecia. Quero parabenizar nossa cidade e, com a fé em Deus, para o próximo ano, as coisas vão melhorar muito mais, de forma que possamos atender os anseios e o desejo de nosso povo”, afirmou.

A caminhada contou com a participação dos profissionais da rede pública de ensino, secretários e servidores municipais, a população em grande número, além de Professor Otoniel Muniz, Dedé do Caxangá, �?rico Miranda, Tieta e Gó da Colônia (vereadores); do Prefeito Léo Brito, da primeira-dama, Suzana Brito e família.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157687295196332].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...