Prefeituras fechadas nesta quinta-feira (26) em mobilização da UPB

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Prefeitos de várias cidades baianas estão aderindo à mobilização da União dos Municípios da Bahia (UPB) para denunciar a grave crise financeira que afeta os municípios baianos. Nesta quinta-feira (26), em ato de protesto, as prefeituras vão fechar as portas, mantendo apenas os serviços essenciais e atendimento interno.

Os gestores e equipes administrativas devem se reunir em Salvador para uma marcha, às 8h, em direção à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública.

A paralisação faz parte do Movimento Pró-Município e foi uma decisão tomada após reunião da diretoria da UPB, realizada na última quinta-feira (19), com presidentes de associações e consórcios públicos municipais de diversas regiões. A ação, que também acontece em outros estados do Brasil, tem apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes estadual e federal para situação de falência que assola as prefeituras. �??Agora é a hora. Vamos sair às 8h da manhã, da porta da UPB. Contamos com a adesão de todos. Esse é um movimento dos municípios. Tenho certeza que sairá resultado desta ação�?�, convocou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Logo após a marcha, a audiência pública na Assembleia irá discutir a pauta municipalista, com reivindicações locais e nacionais, a exemplo dos R$4 bilhões de auxílio financeiro aos municípios, a atualização dos valores repassados para a execução de programas federais e a redução de quase 100% no orçamento do Sistema �?nico de Assistência Social (SUAS), que atinge diretamente os CRAS e CREAS. Serão convidados os 39 deputados federais da Bahia e os três senadores do estado: Lídice da Mata, Otto Alencar e Roberto Muniz.

Na pauta estadual, questões prioritárias foram definidas pelos gestores, listando os repasses em atraso da saúde, transporte escolar e assistência social; divisão dos royalties do petróleo com os municípios; implementação da Lei de Incentivo à Cultura no interior da Bahia e a revisão do cálculo do IPVA.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Falhas no fornecimento de energia elétrica interrompeu o abastecimento de água em Guarani

O fornecimento está suspenso neste sábado (09). A previsão é que o problema esteja solucionado até o final do dia. A Companhia Elétrica da Bahia (COELBA) estimou para às 15h o horário previsto para reestabelecimento da energia nos equipamentos de captação e distribuição de água. Depois...

Comunicação à Luan Santos Matos por abandono de emprego

Cláudio Agrizzi, produtor rural, proprietário da Fazenda Reunidas Novo Destino, com sede em Zona Rural, localizada no município do Prado, no estado da Bahia, inscrito no CEI: Nº 512.454.1031-80, solicita o comparecimento de seu funcionário LUAN SANTOS MATOS, portador da CPTS nº 0801743 Série...