Colégio Epaminondas incentiva aprendizado da Língua Portuguesa através do Soletrando

0

O Projeto Soletrando, intensificou de forma lúdica o ensino de regras ortográficas, já trabalhada pelos professores de Língua Portuguesa no decorrer da 3ª Unidade. A proposta era fazer os alunos se sentirem empolgados e aumentar o empenho nos estudos das palavras, que estavam relacionadas ao eixo temático da Unidade: Saúde.

Os alunos classificados para as finais contaram com o incentivo dos colegas de classe, que compareceram à escola para torcer e vibrar. Na abertura, a apresentação de um evento musical apresentado pelos alunos da escola e coordenado pelo Professor de teatro do Programa Novo Mais Educação, Jailton Santos.

Antes do início da competição, a aluna Samira Braúna (do 9º ano B) fez uma homenagem ao um grande colaborador da educação, o escritor Rubem Alves, lendo um de seus textos reflexivos: “Gaiolas e Asas”, que retrata o papel da educação em promover um ensino para o aluno ter a liberdade em voar no conhecimento, com currículos e escolas desprendendo das gaiolas, construindo espaços livres e reflexivos.

Nesta perspectiva, a Equipe Gestora e Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Epaminondas, juntamente com os professores de Língua Portuguesa, promoveram o evento projetando o saltear da sala de aula para um espaço livre de convivência e aprendizado, com uma aula diferenciada e lúdica.

A professora Cibele Hermano foi a escolhida para pronunciar as palavras. Com muito entusiasmo e concentração, os alunos que foram se destacando, ficaram para as finais, enquanto que os alunos desclassificados recebiam aplausos dos próprios colegas, num espírito de solidariedade. Os vencedores foram premiados e se comoveram com a presença de seus pais, que incentivaram e elogiaram o evento.

A escola pôde contar com a presença do Advogado da Prefeitura de Prado, Dr. Gideão (pai do aluno Gideão Filho, um dos finalistas e segundo colocado na disputa dos alunos de 6º ao 9º ano), da vereadora, Luciana da Lookgás, e da Secretária de Educação, Iralúcia Sincorá. A cerimonialista do evento foi Christyeli Diamantino.

Os vencedores do Nível I (6º ao 7º Ano): 1º Lugar: Maria Eduarda Gonçalves dos Santos – 6º ano C; 2º Lugar: Giedeão Rocha Barreto Filho – 7º ano B; 3º Lugar: GiordanaLys de Santana Neves – 7º ano B.
Os vencedores do Nível II (8º ao 9º Ano): 1º Lugar: Jamilly Fernanda Cardoso de Azevedo – 9º ano B; 2º Lugar: Vítor Amorim Couto; 3º Lugar: Jamily Vieira dos Santos – 8º ano A.

Professores de Língua Portuguesa (idealizadores do Projeto):
Maria Luíza Chaves Silva: 6º e 7º Ano;
Juliene Nascimento Santos Silva : 6º e 7º Ano;
Cristiane Diamantino Salles: 8º e 9º ano;
Josyele da Costa Santos: 7º, 8º e 9º ano.

Mesa Julgadora:
Solange Almeida Santos (Coordenadora da faculdade Candeias)
Antônio Pereira da Silva (professor aposentado de Língua Portuguesa)
Iralúcia Sincorá (Secretaria de Educação)
Neide Helena Coelho Ferreira (mãe de aluno e professora)

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário