Centenas de pacientes foram atendidos no 2º mutirão do glaucoma em Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O município de Alcobaça realizou nesta quinta-feira (19) o mutirão do glaucoma. A ação é a segunda realizada em apenas seis meses. A última aconteceu no último mês de maio.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/primeirojornal2/videos/1438156439564763/” width=”800″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Os alcobacenses da zona rural do município foram atendidos período da manhã. Já aqueles que residem na sede, tiveram atendimentos agendados para o período da tarde. A triagem desses pacientes aconteceu nas unidades básicas de nossa rede de saúde.

O mutirão do glaucoma foi realizado no PSF01 (que fica localizado na Praça da Cacimba, no centro da cidade). O serviço foi direcionado aos pacientes da rede pública com idade acima dos 40 anos ou com histórico familiar de diagnóstico da doença.

robson mattos
Robson Mattos ouvindo depoimento dos pacientes

Para o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, essa ação contribui para a melhoria da expectativa e da qualidade de vida da população. “Esse tipo de procedimento é muito caro e o tratamento é ainda mais impactante sobre a economia de muitos desses pacientes, daí, esse tipo de ação aumenta a eficiência e a abrangência da rede de saúde. O mutirão, que realizamos em maio, atendeu 478 pacientes e nesta nova oportunidade nossa expectativa é atender ainda mais gente, porque tem aqueles retornando e outros pela primeira vez”, explicou.

representante do Instituto Saúde de Olhos de Brasília ISOB Edinaldo de Souza
Edinaldo de Souza, do ISOB

O representante do Instituto Saúde de Olhos de Brasília (ISOB), Edinaldo de Souza, falou dos procedimentos realizados no mutirão do glaucoma. “Estamos realizando fundoscopia (fundo de olho), tonometria e campimetria (campo visual), procedimentos para detectação anomalias e irregularidades na visão. Após os exames, os pacientes diagnosticados com a doença, começam a receber os medicamentos gratuitamente, de forma continuada, até o final de sua vida”, esclareceu.

sandra do cantagalo acompanhando o mutirao em alcobaca
Sandra do Cantagalo acompanhando os atendimentos no mutirão do glaucoma em Alcobaça

A vereadora Sandra do Cantagalo se sentiu muito orgulhosa de ver o serviço sendo oferecido à população. “�? um prazer imenso ver a realização desse mutirão, pela segunda vez, o que mostra o compromisso do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, e do Secretário de Saúde, Robson Mattos, e toda a equipe de saúde. �? uma satisfação muito grande, pois, o nosso povo realmente precisa desse tipo de ação”, destacou.

A moradora de Rancho Queimado Sônia Maria da Costa Santos
Sônia Maria da Costa Santos

A moradora da comunidade do Rancho Queimado, Sônia Maria da Costa Santos, aproveitou o serviço oferecido gratuitamente na rede pública de saúde para conferir sua visão. “Isso é muito bom, principalmente pra gente, que não tem dinheiro suficiente para fazer esse tipo de atendimento médico, daí eu vim me prevenir, mas, graças à Deus, não deu nada”, afirmou.

Seu João Costa morador de Igrejinha
Morador na comunidade da Igrejinha, Seu João Costa

Seu João Costa, morador de Igrejinha, retornou para fazer um novo exame na visão. “Estamos aqui pela segunda vez para e voltou a não apresentar problema. Esse procedimento é muito para todos nós, até da zona rural, e esse é um trabalho muito bom pra gente”, opinou.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157688113867314].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

SAC Móvel estará em Alcobaça nos dias 30/03 e 01/04

A unidade itinerante do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) estará em Alcobaça com diversos serviços de cidadania: RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado da Bahia), além de atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A carreta...

Alcobaça realiza grande espetáculo à céu aberto na encenação da Paixão de Cristo

O espetáculo acontece na Praça de Eventos, região central da cidade de Alcobaça, a partir das 19h00, desta sexta-feira santa, dia 29 de março. A Paixão de Cristo faz parte dos importantes eventos no calendário turístico municipal. A realização é da Prefeitura de Alcobaça como...

Alcobaça contrata Léo Santana para a Festa de Agosto desse ano

Um dos artistas de maior sucesso do momento, Léo Santana, está confirmado para a Festa de Agosto, em Alcobaça. A contratação consta na publicação do Diário Oficial de Alcobaça do dia 22 de março. A apresentação de Léo Santana será na sexta-feira, dia 23 de agosto....