Campanha de saúde ganha às ruas de Alcobaça e rompe as fronteiras do município

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Sabe aquele ditado? “Quem ama cuida”, “é melhor prevenir do que remediar”? �? com essa filosofia de vida que os moradores do município de Alcobaça estão, cada vez mais, sendo contagiados.

Um grande número de pessoas se uniu no último sábado (21) para conscientizar sobre os riscos e os cuidados necessários com o câncer de mama, numa iniciativa da Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Rotary Clube.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/primeirojornal2/videos/1441502932563447/” width=”800″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Com casos já detectados no município, um grupo de professores, enfermeiros, psicólogos e médicos apostou na ideia de mobilizar os alcobacenses. Nascia aí o Outubro Rosa Azul, com homens e mulheres engajados na causa. Este foi o segundo movimento Rosa Azul. O Bahia Meio Dia mostrou a ação como um dos destaques no programa jornalístico da Rede Globo no estado.

A projeção desse trabalho ganhou às ruas e rompeu as fronteiras do município. As imagens captadas pelas lentes da TV Santa Cruz mostraram o grupo de pessoas numa caminhada do Centro Educacional de Alcobaça (CEA) rumo à Praça da Caixa D’Água, onde estava montada uma grande estrutura com diversas tendas, cada uma delas com prestação de serviço e orientação sobre os cuidados com a saúde. Teve até apresentação cultural, exposição de artesanatos criados pelos pacientes do CAPS e dança com os idosos atendidos pelo NASF.

outubro rosa em alcobaça 3A ideia da prevenção e da qualidade de vida da população ganhou às ruas e o coração das pessoas. A funcionária pública, Lindamar Gomes, aproveitou para contar sua experiência pessoal ao descobrir que tinha o câncer de mama. “Foi bem difícil. A notícia que você recebe do resultado de biópsia te deixa sem chão. Vem logo a ideia de que a morte está chegando. Bate um desespero, mas, depois você pensa: Não! Eu preciso vencer e foi isso que fiz”, contou.

A médica mastologista, Daniela Pratti, explicou que o câncer de mama é o que mais mata mulheres. “No entanto, mais de 95% dos casos têm cura, desde que sejam descobertos logo no início da doença, daí a importância de ações como essa realizada, aqui hoje, em Alcobaça, para conscientizar sobre os cuidados necessários. O autoexame e a mamografia são indispensáveis para identificar a presença da doença”, explica.

outubro rosa em alcobaça 2Para evitar o câncer de mama e outras doenças, segundo a médica, é preciso “manter o peso alimentar ideal, ter uma alimentação saudável, evitar dieta rica em gordura, estresse e ansiedade. Todos estes são fatores de risco”, alerta.

O Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, lembrou que a presença da população nas ruas e engajadas nas campanhas de prevenção de doença é resultado de um intenso trabalho que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e, em contrapartida, diminuir os gargalos na rede pública de saúde. “A conta é simples. Se tivermos menos pessoas necessitando das emergências médicas, teremos mais recursos disponíveis para investir na prevenção e na qualidade de vida. Sempre repito que ninguém quer ficar doente, muito menos ficar internado em hospital, por isso, estamos nos empenhando tanto para melhorar os serviços de saúde e a qualidade de vida de nosso povo”, afirma.

outubro rosa em alcobaça 4O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, disse que o diferencial do seu governo tem sido, justamente, de fomentar a participação dos alcobacenses em ações de grande relevância para toda população. “Temos procurado dar oportunidade para que as pessoas possam se envolver no melhor trabalho possível para o nosso povo e essa não tem sido uma tarefa fácil, diante das adversidades que estamos enfrentando, no entanto, os resultados estão aparecendo cada dia mais e vamos continuar avançando”, argumenta.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...