Alunos do Anísio Teixeira realizam exposição fotográfica

0

A exposição aconteceu no último dia 21 de setembro, nas dependências da própria escola. Um Olhar. Esse foi o tema da 1ª Exposição Fotográfica, projeto que vem sendo trabalhado na escola desde o ano de 2011. Sentindo a necessidade de trazer para o cotidiano da atualidade tecnológica dos tempos atuais e de mostrar a aplicabilidade do uso dessa tecnologia foi concebido o projeto.

Os principais assuntos foram mostrados nas aulas, conceituando as aulas de fotografia dentro do cronograma pedagógico, no qual foram trabalhados diferentes informações acerca da fotografia (história, tipos planos, ângulos, estruturas físicas de formação da imagem e o olhar artístico fotográfico).

O envolvimento dos alunos foi o combustível para conceber o projeto. A participação de todos eles, a ansiedade para as fotografias, seguindo as orientações das aulas teóricas. Cada dia mais, as aulas se tornavam mais interessantes. Os exercícios geraram fotos para a exposição e deram vida à um grande slide show com todas as fotos escolhidas pelos próprios alunos. As finalistas foram cinco. Uma de cada turma participante do projeto foi impressa para a realização da exposição.

Quase seis anos depois, uma ideia amadurecida e os alunos com material pronto, aconteceu a exposição. Diz um antigo ditado que “a união faz a força”, e é verdade, porque o evento contou com a participação de todos os alunos do 9ª ano (A,B,C,D, E) entre os turnos matutino e vespertino.

A realização e montagem ficou por conta dos próprios alunos, todos orientados pelo Professor de Artes, Fabrício Marconi Brito Araújo, e coordenadores pedagógicos, Ângela de Azevedo Nobre, Antonio dos Santos Fontoura e Tânia Pereira da Silva Gusmão, com apoio dos diretores, Dilmar Vidal de Araújo e George Silva Soares.

O professor de artes, Fabrício Marcone, revelou que “o fazer artístico no âmbito escolar tem muitas barreiras a enfrentar, desde os meios necessários para sua concepção até as estruturas físicas e pedagógicas”, argumentou.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário