Nesta terça-feira (03) a especialista nesse ramo da medicina alternativa atendeu os pacientes no PSF1, numa iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Prefeitura de Alcobaça.

Os pacientes serão atendidos todas as terças e quintas-feiras, com agendamentos na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Zelma Gomes Ferreira é especialista em acupuntura

O atendimento aos pacientes, de forma gratuita, está sendo realizado por Zelma Gomes Ferreira (pós-graduada em acupuntura tradicional chinesa na faculdade em Medicina Chinesa INCISA/IMAN e professora de educação física na Escola Técnica de Formação Gerencial).

Aos de 76 anos, Maria Anísia (moradora da Rua Pedro Muniz, no centro), busca no tratamento, através da acupuntura, a diminuição de dores no corpo. Usuária do sistema público de saúde, aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Já conhecia os benefícios do tratamento de acupuntura e fico surpresa desse serviço estar sendo oferecido na rede pública”, afirmou.

Dona Maria Anísia sendo atendida no PSF1, em Alcobaça

O Secretário de Saúde, Robson Mattos, explicou que a acupuntura foi incluída no rol das especialidades oferecidas através do Núcleo de Saúde da Família (NASF) para atender os pacientes da rede municipal de saúde. “A conta é simples. Quanto mais investimentos na qualidade de vida da população, menos doentes teremos nas filas dos postos de saúde e do hospital em busca de serviços médicos, exames e procedimentos hospitalares, além, é claro, de contribuir para reduzir o número de alcobacenses doentes. Por isso, todo dinheiro investido com essa finalidade vale a pena”, afirmou.

ACUPUNTURA – é o ramo da medicina chinesa tradicional que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com