Parceria da Fiocruz, Esalq/USP e MST leva curso e kits de primeiros aos assentamentos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Participam do projeto os assentamentos José Martí, Abril Vermelho e a comunidades de Ribeirão e Pouso Alegre (ambas comunidades pertencentes ao município de Alcobaça), além de outros cinco assentamentos rurais localizados nos municípios de Prado e Teixeira de Freitas.

O projeto “Saúde Popular e Agroecologia” (mantidos numa parceria entre a FIOCRUZ, Esalq/USP e o MST) fizeram, nesta quarta-feira (20), atualização em primeiros socorros e entrega do kit de primeiros socorros para cada um dos nove assentamentos e comunidades rurais que participam da iniciativa.

Os kits contém prancha de imobilização (kit CIPA), aparelho de nebulização, aparelho de medição de glicose e pressão arterial e maleta organizadora (com materiais básicos para curativos simples e emergênciais:gases estéril, atadura, esparadrapo, solução fisiológica, band-aid, dentre outros).

Em 2016, foi realizado um Básico de Primeiros Socorros para aos agentes populares e mobilizadores da sáude de todas as áreas envolvidas no projeto, contando com a colaboração dos profissionais enfermeiros do SAMU Regional de Teixeira de Freitas.

Segundo Emily Maviana (enfermeira sanitarista da FIOCRUZ), naquela ocasião, os participantes apresentaram a necessidade dos assentamentos terem materiais básicos para as primeiras ações de primeiros socorros. “Atendendo à essa demanda, a FIOCRUZ está entregando esses materiais e realizando atualização do assunto ministrado em curso de primeiros socorros, novamente com a colaboração da Equipe do SAMU”, afirmou.

Toda a organização da atividade foi realizada pela equipe de campo da FIOCRUZ na região, composta pela Enfermeira Sanitarista Emily Maviana, o Geógrafo Jefferson Pereira e o médico do MST, Danilo Araújo, além dos enfermeiros, Igor Santos da Vitória, Silas Oliveira Rosa, componentes do NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU Regional de Teixeira de Freitas), núcleo ainda integrado pelos enfermeiros, Allan Matos Maximiliano e Roberto Magalhães.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Consultório de arboviroses na UPA (Foto: Junior Origem) Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde implementou consultórios de arboviroses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento

Prefeitura reafirma compromisso com a valorização dos servidores públicos

O reajuste de 42,9% do Auxílio-Alimentação dos servidores efetivos municipais do Poder Executivo, que passou ao valor de R$ 400,00 a partir de março, representa o compromisso da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas na valorização destes profissionais. Entretanto, é importante ressaltar que a gestão atual possui um longo histórico referente à concessão de benefícios

Prefeitura realizou treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida

Treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida (Foto: Junior Origem) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas promoveu na terça-feira (26) um curso de treinamento aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) no auditório da Secretaria de Administração voltado ao uso do larvicida, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que será utilizado nas