Simpósio do mar em Prado vai discutir preservação ambiental

0
205
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Inicia no próximo dia 06 de setembro de 2017 o 4º do Festival das Baleias. Esta será a 2ª edição em Prado, repetindo o sucesso e a preocupação ambiental pela diversidade e vida marinha.

simposio baleia jubarte em pradoO evento está sendo realizado numa parceria entre a Prefeitura do Prado, Instituto Rede Mar e vai contar com a participação de ONG´s, UNEB, autoridades no âmbito estadual e federal, oceanógrafos, cientistas, biólogos, professores, educadores, alunos, associações e sociedade privada. Todos estão unindo forças na luta em prol conservação e preservação da zona costeira, da vida marinha e dos mananciais nos ecossistemas.

O evento vai contar com o 2º Simpósio do Mar, uma realização do Instituto Rede Mar em parceria com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Prefeitura Municipal de Prado e Governo do Estado da Bahia. Vão fazer parte do evento palestrantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Professores da UNEB.

Palestras e mesas redondas vão chamar atenção para as questões marinhas no litoral da Costa das Baleias, principalmente com relação ao avanço das marés, causadas por diversos fatores que vêm se intensificando nos últimos anos.

A cidade do Prado é considerada a capital da Baleia Jubarte, por sua localização privilegiada. �? roteiro da passagem destes animais marinhos, na época do acasalamento e da reprodução. Todos os anos, essas baleias vêm para essas áreas litorâneas de águas calmas e mornas, para procriar e amamentar seus filhotes.

Essa Costa é propícia a esse espetáculo da natureza, onde as baleias saltam e bailam comemorando a vida. Esse foi um dos motivos e objetivos do evento, mobilizando o máximo de pessoas envolvidas nas discussões do 2º Simpósio do Mar.

Durante o período do Festival irão acontecer diversas oficinas com intuito de formar uma massa critica para despertar a importância da preservação ambiental marinha. A outra meta dos organizadores do evento é utilizar o Simpósio como plataforma de discussão, consolidando no calendário acadêmico do Brasil.

Segundo o Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, “a Bahia é o estado com maior número de destinos para a observação das baleias Jubarte, proporcionando anualmente, de julho a novembro, um espetáculo de acrobacia. Por isso, a importância desse evento, como ferramenta de conscientização dos moradores locais e de visitantes sobre a necessidade de se preservação e de manter o turismo de contemplação desses mamíferos�?�, afirmou.

.

Que você achou desse assunto?

Participe de nosso grupo no Telegram: https://t.me/+C0nOn5RbhfllNGM5