Vereadores discutem o Simpósio das Águas, em encontro realizado na Câmara de Vereadores de Alcobaça

O verão está chegando. É nessa temporada que diminui o volume de água dos rios e coloca em risco o abastecimento de água em muitas cidades, pelo país afora. Para discutir soluções capazes de evitar o desabastecimento e a recuperação dos rios, vereadores dos municípios de Alcobaça e de Teixeira de Freitas discutiram nesta segunda-feira (07) o Simpósio de Gestão das Águas. O encontro aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores de Alcobaça.

O Rio Itanhém nasce na cidade de Machacalis (no norte do estado de Minas Gerais) e desemboca na barra de Alcobaça, depois de passar pelos municípios de Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas.

Principal fonte de captação de água potável para milhares de baianos, o Rio Itanhém se tornou o centro da discussão sobre ações de proteção ambiental.

Como resultado desse encontro, os parlamentares decidiram construir um projeto conjunto e comum para fortalecer ações necessárias à preservação, conservação e gestão dos recursos hídricos.

A próxima etapa será a realização de encontros nos demais municípios para, ao final, cada um deles formalizar o ato de participação através da assinatura de um protocolo de intenções.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça, Érico Miranda, disse que o simpósio da Bacia do Rio Itanhém é um passo muito importante para a construção de um plano capaz de proteger esse recurso ambiental. “Nesse encontro discutimos demandas e propostas para construir um plano conjunto entre os municípios banhados pelo Rio Itanhém. A partir daí, vamos construir leis para os quatro municípios baianos e um do estado de Minas Gerais, afim de criar um instrumento moderno e com objetivos comuns”, afirmou.

Agnaldo da Saúde, Presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, esclareceu que os municípios não podem medir esforços para proteger e recuperar o mais importante rio de captação de água nos municípios participantes desse projeto. “Estamos colocando toda a estrutura da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas à disposição para ajudar no fortalecimento das ações de preservação e gestão dos recursos hídricos, justamente pela importância do tema discutido e pela relevância na vida de nossa população”, argumentou.

O encontro contou com a presença dos assessores jurídicos das câmaras de Teixeira de Freitas e Alcobaça, Dr. Luciano Porto e Dr. Wanderson Leite, respectivamente; do Secretário de Meio Ambiente de Alcobaça, Jackson Lacerda; de Gildásio, Alegria, Sandra do Cantagalo, Gó da Colônia, Pipi, Berinho e Érico Miranda (vereadores de Alcobaça); de Professor Valcir, Agnaldo da Saúde, Marcionílio, Erlita Freitas (vereadores de Teixeira de Freitas).

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário