Ex-namorada de Rafael Miguel após prisão do pai: “Preciso de espaço”

Isabela Tibcherani usou as redes sociais para falar sobre...

Quina: Caixa sorteia R$ 5,5 milhões nesta segunda-feira (16/5)

A Caixa sorteia nesta segunda-feira (16/5) o concurso 5854...

Bolsonaro diz que ‘parlamentar gordinho’ cobrou apoio por cargos no governo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (16/5),...

Cássia espera 100 mil fiéis para inauguração do Santuário de Santa Rita

A cidade de Cássia, no Sudoeste de Minas, se...

Comissão de vereadores discute plano de revitalização do Rio Itanhém

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

O verão está chegando. É nessa temporada que diminui o volume de água dos rios e coloca em risco o abastecimento de água em muitas cidades, pelo país afora. Para discutir soluções capazes de evitar o desabastecimento e a recuperação dos rios, vereadores dos municípios de Alcobaça e de Teixeira de Freitas discutiram nesta segunda-feira (07) o Simpósio de Gestão das Águas. O encontro aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores de Alcobaça.

O Rio Itanhém nasce na cidade de Machacalis (no norte do estado de Minas Gerais) e desemboca na barra de Alcobaça, depois de passar pelos municípios de Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas.

Principal fonte de captação de água potável para milhares de baianos, o Rio Itanhém se tornou o centro da discussão sobre ações de proteção ambiental.

Como resultado desse encontro, os parlamentares decidiram construir um projeto conjunto e comum para fortalecer ações necessárias à preservação, conservação e gestão dos recursos hídricos.

A próxima etapa será a realização de encontros nos demais municípios para, ao final, cada um deles formalizar o ato de participação através da assinatura de um protocolo de intenções.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça, Érico Miranda, disse que o simpósio da Bacia do Rio Itanhém é um passo muito importante para a construção de um plano capaz de proteger esse recurso ambiental. “Nesse encontro discutimos demandas e propostas para construir um plano conjunto entre os municípios banhados pelo Rio Itanhém. A partir daí, vamos construir leis para os quatro municípios baianos e um do estado de Minas Gerais, afim de criar um instrumento moderno e com objetivos comuns”, afirmou.

Agnaldo da Saúde, Presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, esclareceu que os municípios não podem medir esforços para proteger e recuperar o mais importante rio de captação de água nos municípios participantes desse projeto. “Estamos colocando toda a estrutura da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas à disposição para ajudar no fortalecimento das ações de preservação e gestão dos recursos hídricos, justamente pela importância do tema discutido e pela relevância na vida de nossa população”, argumentou.

O encontro contou com a presença dos assessores jurídicos das câmaras de Teixeira de Freitas e Alcobaça, Dr. Luciano Porto e Dr. Wanderson Leite, respectivamente; do Secretário de Meio Ambiente de Alcobaça, Jackson Lacerda; de Gildásio, Alegria, Sandra do Cantagalo, Gó da Colônia, Pipi, Berinho e Érico Miranda (vereadores de Alcobaça); de Professor Valcir, Agnaldo da Saúde, Marcionílio, Erlita Freitas (vereadores de Teixeira de Freitas).

.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rir pra não chorar: Morador de Teixeira de Freitas faz sátira com a situação das ruas

Marley Ribeiro tem um canal com mais de 40 mil seguidores. Nesta semana, ele resolver visitar os bairros de Teixeira de Freitas para chamar atenção...

Vila Nova de Espora Gato venceu o Torneio do Trabalhador de Taquari

O dia 1º de maio teve o Torneio do Trabalhador disputado na Arena de Futebol de Taquari. Vila Nova de Espora Gato derrotou a equipe...

São José Fest anima final de semana em homenagem aos 40 anos do Distrito de São José de Alcobaça

Em comemoração aos 40 anos do distrito de São José de Alcobaça, a Prefeitura Municipal em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores e...