Pescadores e marisqueiras bloqueiam canal de barcaças da Fíbria

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Manifestantes estão desde a madrugada deste sábado, dia 1º de julho, bloqueando o Canal do Tomba, local por onde navegam as barcaças que transportam eucalipto para a indústria de celulose da Fíbria, em Aracruz/ES.

O protesto conta com a participação de pescadores e marisqueiras integrantes da Reserva Extrativista de Cassurubá, responsável pela proteção da diversidade ambiental existente em parte dos municípios de Caravelas, Nova Viçosa e Alcobaça, onde existem cerca de 2.000 pescadores e marisqueiras artesanais.

bloqueio de barcas da fibria em caravelas3A empresa de celulose Fibria realiza a dragagem do Canal do Tomba. Segundo os manifestantes, este processo promove a degradação ambiental no território ao liberar sedimentos que contribuem para o assoreamento do ambiente estuarino, carreamento de material lamoso às praias e recifes de corais, soterramento dos bancos camaroeiros, alteração na dinâmica hídrica estuarina e limitação às áreas tradicionais de pesca.

Por conta deste impacto ambiental, a Fibria Celulose se comprometeu em cumprir uma série de condicionantes determinadas pelo IBAMA, devido aos impactos na Zona de Amortecimento da unidade de conservação federal. O Programa de Apoio às Atividades Pesqueiras, com financiamento de projetos em caráter indenizatório às comunidades tradicionais da Resex de Cassurubá, é uma dessas condicionantes.

bloqueio de barcas da fibria em caravelas4A queixa dos manifestantes estaria, justamente neste ponto. Pescadores e marisqueiras acusam empresa de consultoria, contratada pela Fíbria, de cooptar falsas lideranças e associações de fachada, no intuito de dividir, enfraquecer e manipular a participação popular nos processos decisórios da Reserva Extrativista.

A Fíbria Celulose ainda não se manifestou.

Em sua página social, o deputado estadual, Marcelino Galo (PT), manifestou apoio à causa dos pescadores e marisqueiras que vivem no entorno da Reserva Extrativista de Cassurubá. Veja abaixo:

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...

Paixões e muitas histórias automotivas no 2º Encontro de Carros Antigos em Caravelas

Um final de semana daqueles de ser lembrado por muitos anos. Foi assim em Caravelas, que foi tomada por uma atmosfera nostálgica e vibrante no 2º Encontro de Carros Antigos. Um êxtase para os entusiastas dos clássicos sobre rodas e os apaixonados pela cultura automobilística....

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...